17/12/2018 às 16h44min - Atualizada em 17/12/2018 às 16h44min

Secretaria de Desenvolvimento Econômico representa Itatiaia em diversos eventos no Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de Itatiaia esteve representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) no Encontro Anual da Câmara Especial de Gestão de Arranjos produtivos locais do Estado do Rio de Janeiro, realizado na última quinta-feira (13), no Auditório Militar, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Com o tema voltado para as oportunidades do mercado, a ação teve como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes e impulsionar o desenvolvimento local e regional.

A abertura oficial do evento foi realizada pela Secretária de Comércio e Serviço do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio de Carvalho e na sequencia o público assistiu a palestra ‘Como explorar as oportunidades do mercado',ministrada pelo professor de cursos de MBA do programa FGV Manangement da Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Franco Teixeira.

Presente no encontro, o diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Marcelo Toledo,falou da importância da iniciativa.

- Além de buscarmos parcerias com outros órgãos e com a Rede de Agentes de Desenvolvimento, estamos sempre atentos as novidades e oportunidades na nossa região e no nosso Estado.Fazemos isso porque sabemos da importância dos eventos para a capacitação da equipe, para a ampliação do conhecimento de todos e para a busca de oportunidades para a nossa cidade, disse.

Além do Encontro Anual da Câmara Especial de Gestão de Arranjos produtivos locais, os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico também estiveram presentes no 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER Médio Paraíba, no auditório do Unifoa - Centro Universitário de Volta Redonda.

O evento, que reuniu cerca de 600 pessoas, marcou o lançamento do Plano de Ação, previsto para ser implementado até 2030 para o desenvolvimento da região do Médio Paraíba. Estiveram reunidos gestores públicos, empresários, representantes de  instituições, entre outros..

O LIDER é uma iniciativa do SEBRAE/RJ que vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa.

Os municípios incluídos no Plano são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda. A finalidade do programa, iniciado em 2017 é pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social.

Em novembro a Secretaria também participou juntamente com representantes de vários Municípios da região do “Encontro com a Desburocratização”, promovido pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro – JUCERJA.  O evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL).

O objetivo foi fazer a apresentação das facilidades relacionadas aos processos de registro e licenciamento empresarial via Sistema de Registro Integrado - REGIN.  Outra finalidade foi a de incentivar os servidores públicos e outros profissionais a usarem as ferramentas que facilitam o acesso da emissão do alvará on-line.

- Durante o encontro houve explanação de representantes do Corpo de Bombeiros, INEA, da Subsecretaria de Vigilância Sanitária – SUVISA e da Rede de Agentes de Desenvolvimento do Médio Paraíba. Na oportunidade foi entregue ainda o Manual – Painel do Município de Itatiaia, que foi distribuído internamente na Prefeitura para os setores envolvidos no atendimento de Micro e Pequenas Empresas -  explicou o Agente de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Edson de Souza.

Atentos em atrair novos investimentos para a cidade, os representantes da Secretaria também participaram do I Tech Day Indus Sul Fluminense que foi realizado na Firjan SENAI Resende. Promovido pelo Cluster Automotivo, em parceria com a Firjan e o SEBRAE Rio,o I Tech Day Indus Sul Fluminense, que recebeu cerca de 700 visitantes,buscou identificar fornecedores de tecnologia e startups de todo o país para apresentarem soluções a partir das necessidades da indústria de manufatura da região.

O evento, realizado em outubro contou com a exposição de 35 empresas que atuam com soluções inovadoras para indústria, entre elas, multinacionais líderes no segmento ou empresas que estão diretamente ligadas a centros de pesquisas de excelência.

Durante todo o dia os participantes também tiveram a oportunidade de participar do painel ‘Painel Indústria 4.0’, e de palestras com os temas ‘Inovação, Digitalização, Conectividade e Futuro do Transporte Logístico’, A gente vive para transformar – Estratégia para o desenvolvimento do ecossistema de startups’ e ‘Ergonomia – Liderança e e-Social’.

Por Matilde Basilio