17/12/2018 às 17h07min - Atualizada em 17/12/2018 às 17h07min

​Mais de 60 moradores participam de ginástica para a 3ª idade no CRAS Maringá / Maromba

A Prefeitura de Itatiaia, através do CRAS - Centro de Assistência de Referência Social de Maromba, da Secretaria de Assistência Social, oferece aulas de ginástica para a 3ª idade. As aulas são uma frente do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e acontecem 2 vezes por semana, segundas e quartas feiras, tanto no CRAS Maringá, como em Maromba, em um prédio anexo ao posto de saúde. Em Maringá a ginástica acontece de 7h às 8h30 e em Maromba de 9h até 10h30.

Cerca de 60 pessoas, nas duas localidades, participam desta atividade. Muitas dessas pessoas são encaminhadas pelo PSF – Programa de Saúde da Família e outras pelo próprio CRAS. Segundo a Secretária de Assistência Social, Raquel Rocha, há também uma demanda espontânea, mas que está ligada ao atendimento do CRAS e os participantes estão muito integrados, pois realizaram até uma festa de confraternização:

- A orientação técnica, ligada às partes social e psicológica, visando o fortalecimento dos vínculos, é feita no CRAS, e mesmo as pessoas que desejam participar espontaneamente da ginástica devem estar referenciadas aos serviços do CRAS. Na última quarta-feira, dia 12, o próprio grupo organizou uma festa de confraternização, no CRAS Maringá, o “Baile dos Anos Dourados”, que aconteceu no final da tarde e início da noite, somente com músicas dos anos 60, 70 e 80, e que contou também com participantes de Maromba, Vale das Cruzes e Vale do Pavão, fortalecendo ainda mais os vínculos e as relações interpessoais, disse Raquel.

O SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O SCFV trabalha de forma a complementar ao trabalho social com as famílias, realizando atendimentos em grupo, como atividades artísticas, culturais, esportivas, de lazer etc. É uma forma de intervenção social planejada que estimula situações desafiadoras e orienta os usuários na estruturação de suas histórias.

Por Anamaria Albuquerque