19/12/2018 às 11h43min - Atualizada em 19/12/2018 às 11h43min

Cadastramento no programa ‘Transporte Cidadão’ foi ampliado até o dia 13 de janeiro

Os moradores de Itatiaia que fazem uso do transporte coletivo municipal ganharam mais um prazo para fazerem o cadastramento da Tarifa Social dos ônibus municipais. De acordo com o decreto nº 3139/18 o prazo para o início da cobrança da Tarifa de Equilíbrio dos passageiros não cadastrados no programa ‘Transporte Cidadão’ foi ampliado até o dia 13 de janeiro.

Com a inscrição os moradores passam a ter o direito ao subsídio (financiamento) na passagem pago pela Prefeitura, conforme Lei Municipal nº 542/2010, mediante a  apresentação da carteirinha expedida.

Quem ainda não se cadastrou pode procurar o setor de Transportes Concedidos, na sede da Prefeitura (Centro), a sede da Administração Regional de Penedo (Penedo) ou Escola Municipal Léa Duarte Jardim (Vila Flórida).  O cadastramento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h30 às 17 horas.

No ato é necessário que o usuário  apresente RG, CPF e Comprovante de Residência, sendo todos originais e cópia. Crianças a partir de 6 anos de idade também devem ser cadastradas,nesse caso também é  preciso apresentar os documentos (RG,CPF e Certidão de Nascimento) da criança e dos pais.  A previsão é que dentro de 15 dias, o morador receba a carteirinha que deverá ser apresentada no ônibus para que possa pagar a passagem já com o subsídio.

Os idosos com mais de 60 anos não precisam fazer o cadastramento para terem direito ao subsídio porque já contam a gratuidade nos transportes coletivos da cidade garantida através da lei 601/2012. Para isso, basta fazer o cadastramento na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, localizada na Avenida dos Expedicionários, no Centro.

Carteirinhas

De acordo com o diretor da Viação Penedo, empresa que faz o transporte municipal, Bruno Panizza, até o momento 1715 pessoas já fizeram o cadastramento para receberem a carteirinha , porém muitas ainda não retornaram para buscá-las.

- É importante que as pessoas procurem os postos de cadastramento para saber se a carteirinha já chegou. Em média o prazo para chegar é de 15 dias após o cadastramento. Temos muitas acumuladas aguardando o morador para pegar.  Aqueles que estão com pendência de documentos também precisam levar a documentação que falta para que o processo tenha andamento, explicou.

Segundo a direção da empresa, cerca de 30 mil passageiros são transportados mensalmente dentro do município. Atualmente cinco linhas são disponibilizadas pela empresa. São elas: Itatiaia x Penedo, Centro x Parque Nacional, Vila Esperança x Vila Flórida, Três Bacias x Marechal Jardim e Vale do Ermitão x Formigueiro.

Locais para fazer o cadastramento

Prefeitura de Itatiaia - Setor de Transporte Concedido

Praça Mariana Rocha leão, 20, Centro

Administração Regional de Penedo