09/01/2019 às 14h51min - Atualizada em 09/01/2019 às 14h51min

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão, a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas.

De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional.

O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente.

- Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas.  No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com  uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco mais acima , na localidade da Usina Velha, temos dois motociclistas fazendo a ronda e mais uma base com Guardas Municipais, disse.

Nas cachoeiras de Penedo, que também recebem uma grande quantidade de banhistas, entre eles turistas, o comandante ressalta que o trabalho foi programado para atender efetivamente a demanda, inclusive com horários.

- Além do trabalho diário de controle do trânsito, realizado em Penedo, aos finais de semana, o serviço no local também recebe o reforço com uma viatura e três guardas que ficam de prontidão nas imediações das Três Cachoeiras e também duas motocicletas que fazem a ronda nesse mesmo local e nas Cachoeiras de Deus e Três Bacias, frisou.

Já os bairros de Maromba e Maringá contam aos finais de semana com a presença de seis agentes da corporação, uma viatura e um motociclista.

- Aos finais de semana a fiscalização em Maromba e Maringá acontece  das 08h às 17h e das 17h às 00h temos a ronda. No Balneário da Estrada do Parque Nacional o trabalho é realizado de 08h às 18h. Já Penedo possui equipes monitorando das 08h às 14h e da 14h às 00h - reforçou.

Além do monitoramento do trânsito realizado aos finais de semana, o trabalho de  fiscalização e controle do trânsito  também acontece de segunda a sábado no Centro da Cidade, em Penedo e Maromba e Maringá.

Mais informações sobre a organização do trânsito no município poderão ser obtidas na sede da Guarda Municipal (Rua Osmar Amorim, nº 303, Vila Odete) ou pelos telefones 153 e (24) 3352 6752, que contam com atendimento 24 horas.

Por Matilde Basilio