Casa da Cultura prepara apresentação de peça inspirada no clássico: “O Grande Circo Místico”

Os alunos da Casa da Cultura de Itatiaia estão na etapa final dos ensaios da peça que resgata um grande sucesso nos anos 80, “O Grande Circo Místico”. A homenagem chega trinta e cinco anos depois da estreia do original no cenário nacional, criado para o Balé do Teatro Guaíra, de Curitiba.

O espetáculo musical, homônimo, apresenta em sua trilha sonora algumas das mais belas relíquias da Música Popular Brasileira, compostas por Edu Lobo e Chico Buarque.

De acordo com o professor, Artur Sampaio, o elenco é composto por cerca de 30 integrantes, com idades que variam dos 13 aos 60 anos, alunos da formação educacional em teatro da unidade.

– Esse espetáculo foi inspirado no poema escrito em 1938, por Jorge de Lima, e publicado no livro “A Túnica Inconsútil”. O sucesso das apresentações em 1983 foi tão grande que deu origem a uma turnê pelo país, sendo assistida por milhares de pessoas. Para a nossa apresentação, fiz uma adaptação no roteiro e o que eu posso afirmar é que representar esse espetáculo será uma grande alegria e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, mas todos estão muito empenhados – diz o professor e diretor do espetáculo.

Para o assessor especial de Cultura, Rafael Fioratto, essa integração artística desperta o interesse dos mais jovens pela história e memória do teatro brasileiro.

– Cada contribuição artística que acrescente cultura e aprendizado aos nossos alunos tem um poder transformador de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Precisamos propagar a arte como forma de consolidar a memória e estimular novas criações – avalia.

A Casa da Cultura de Itatiaia fica localizada à Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. Os ensaios acontecem todas as sextas-feiras, das 18h às 20h. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-2077.

Por Bruno Barreto.

Pular para o conteúdo