06/02/2019 às 18h04min - Atualizada em 06/02/2019 às 18h04min

Obras de reestruturação na rede de esgoto do Bairro Marechal Jardim avançam

Foto: Ariane Alves / PMI

Nesta quarta-feira, dia 06, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, fez a troca da tubulação da rede de esgoto e o alargamento da via em um novo trecho da Avenida dos Ilhéus, no bairro Marechal Jardim. Agora, a obra segue até a entrada do túnel que dá acesso ao bairro Jardim Manchete.

A preparação da área, 600 metros de via ao todo, é importante para a entrada da pavimentação e da massa asfáltica. O primeiro passo dentro do cronograma é a realização do escoamento e reestruturação de toda a rede de esgoto, garantindo a oferta de mais qualidade de vida para quem anda pelo bairro.

Em visita ao local, o prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, acompanhado do vice, Sebastião Mantovani, conversou com os moradores que puderam expor as necessidades mais presentes. Aproveitando a ocasião, Dudu falou um pouco mais sobre o planejamento para a rua.

– Vamos fazer de tudo para concluirmos mais essa etapa de obras até o fim do primeiro semestre deste ano. Esse é um trabalho delicado que exige além de esforço, dedicação e cuidado porque passa bem próximo das residências, e a rotina dos moradores precisa ser respeitada em primeiro lugar – explicou o prefeito.

Para o ajudante de Bombeiro Hidráulico, Marcelo Oliveira, morador do bairro, esta valorização do espaço é muito positiva tanto para quem vive como para quem transita pelo local.

– Esta obra está sendo feita de forma correta. Tenho acompanhado tudo de perto porque moro em frente. E quando é feito assim em etapas a possibilidade é de que fique mais resistente. Vai ficar bem legal – avalia.

O processo de melhorias passa por diversas etapas, onde primeiro é feito o levantamento e locação topográfica, a escavação, substituição dos antigos dutos e engenharia de montagem que seja compatível com os imóveis da região. Posteriormente são descartados os resíduos e feitas a troca do material terroso que irá dar base para a chegada do asfalto.

Durante todo o trabalho, a equipe da Guarda Civil Municipal prestou o serviço de orientação aos motoristas sobre as obras na via e organizou o tráfego. A atenção ao trecho foi redobrada mantendo o trânsito e a circulação dos moradores.

Por Bruno Barreto.