06/02/2019 às 18h29min - Atualizada em 06/02/2019 às 18h29min

Prefeitura organiza novo modelo de acesso aos bairros de Maringá e Maromba

Foto: Felipe Santos / PMI

A Prefeitura de Itatiaia irá implantar um novo modelo de acesso aos bairros de Maringá e Maromba. Para a entrada, será dada a prioridade aos moradores, e serão estabelecidas regras com limites de pessoas, a fim de que o espaço turístico possa comportar o grande número de visitantes sem ocasionar transtornos e danos ao meio ambiente.

Nesta quarta-feira, dia 06, foi realizada a reunião que definiu os rumos e o período de implantação das novas regras. Na ocasião, estavam presentes no gabinete do Prefeito diversos representantes, moradores e autoridades locais que puderam apresentar modelos e propostas para o tema.

Nos finais de semana (sábados, domingos e feriados), período em que as áreas são mais procuradas, chegando a receber em períodos do ano até mesmo o triplo de sua capacidade, fica estabelecido que será permitida somente a entrada de moradores, familiares e visitantes devidamente cadastrados.

O cadastro poderá ser feito na sede regional. Os turistas que estão com viagens marcadas deverão apresentar o comprovante da pousada ou estabelecimento para ter o acesso liberado. É importante lembrar que a rede hoteleira também deverá entrar em contato com a administração para regularizar a chave de acesso de acordo com o quantitativo de reservas.

Quanto aos veículos, os condutores deverão apresentar comprovante de residência em locais de vistoria indicados pela sede regional para a aquisição de um adesivo de liberação.

O novo modelo logístico visa adequar o aumento da demanda e procura turística pelos locais, à qualidade de oferta de serviços, controle da segurança e pronto atendimento para assistência em caso de emergências.

O principal objetivo das novas regras é preservar o meio ambiente, rico em paisagens naturais (fauna e flora), e também identificar e restringir o passaporte de indivíduos com comportamento de turismo predatório.

A sede da administração regional fica localizada à Travessa do Visconde, SN, na Vila de Maringá. Telefone: (24) 3387-1334.

Por Bruno Barreto.