11/02/2019 às 17h01min - Atualizada em 11/02/2019 às 17h01min

Eleitos novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Foram eleitos na manhã desta segunda-feira (11) os novos membros do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itatiaia. A eleição aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no Centro, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Aberta ao público, a eleição foi realizada durante o ‘Fórum de Eleições do CMDCA’, preparado especificamente para o pleito e que contou com a organização da Comissão Eleitoral, nomeada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Durante a abertura oficial do Fórum, a Presidente da Comissão Eleitoral e diretora de Gestão e Controle do Suas, Laura Rezende, falou da importância da eleição.

 - Essa é uma eleição muito importante para toda a nossa sociedade, porque se trata do conselho que vai acompanhar de perto o trabalho de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Estamos atendendo a lei em uma exigência necessária  e buscamos todos  juntos cumprir o que manda a nossa legislação -  frisou Laura.  

A subsecretária de Assistência Social, Luciana Pimentel Cavallari,  registrou a importância do Conselho.

 - Gostaria de registrar  a importância do CMDCA e reforçar mais uma vez também que temos o dever de cuidar das nossas crianças e adolescentes.  E desejo que os eleitos se voltem com o coração e com grande comprometimento nesse trabalho de proteção que é tão fundamental - finalizou a subsecretária.

Após os pronunciamentos foi realizada uma palestra sobre “Marcos Legais”, ministrada pela presidente da Comissão Eleitoral e em seguida  a leitura  e aprovação do Regimento Interno do Fórum.

De acordo com o regimento, o conselho deve ser composto por quatro entidades da Sociedade Civil Organizada e conforme informou a diretora da  Comissão Eleitoral, quatro entidades se inscreveram e foram consideradas aptas para concorrerem ao pleito. Após a apresentação de todas as entidades, com a aprovação do público presente, a eleição foi realizada por aclamação.

O novo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente será composto por titulares e suplentes da Sociedade Civil Organizada e do Poder Executivo Municipal. Os conselheiros da Sociedade Civil Organizada reúnem integrantes  das entidades  APAE -  Associação de Pais e Amigos de Excepecionais, Ong Integração, Ofra Pró Humana e Associação de Dança de Itatiaia e  do poder público,representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Fazenda.

Ao final do evento a subsecretária de Assistência Social deu posse a todos os eleitos que ficarão a frente do conselho por dois anos,sendo de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021.

O Fórum de Eleições do CMDCA contou ainda coma presença do vereador José Adelson, o Toroca, representando a Câmara Municipal.

O CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão deliberativo de composição paritária que conta com a participação de representantes da Sociedade Civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Confira a composição do conselho para o biênio 2019/2021:

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - Fev2019/Fev 2021.

 

Sociedade Civil Organizada

Titular

Suplente

APAE

 Denise Diniz Barbosa

Edneusa de Lima Silva

Ong Integração

Neusa Maria Corrêa Vodopives

Nilton Corrêa Vodopives

Ofra Pró Humana

Lucas Porfírio Amorim

Rafael de Pinho Benício

Associação de Dança de Itatiaia

 Douglas de Almeida Fernandes

Celso Pinesch

Secretaria de  Saúde

Liliane Moura do Vale Compasso

Maria Priscila de Souza

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

 Laura Rezende

Tiara Cristiana Corrêa

Secretaria de Educação

Elisângela Marcelino de Souza

Eliane de Oliveira Santos

Secretaria de Fazenda

Tainá Rodrigues Prazeres

Elizabeth Pereira da Silva

 

Por Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »