11/02/2019 às 17h01min - Atualizada em 11/02/2019 às 17h01min

Eleitos novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Foram eleitos na manhã desta segunda-feira (11) os novos membros do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itatiaia. A eleição aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no Centro, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Aberta ao público, a eleição foi realizada durante o ‘Fórum de Eleições do CMDCA’, preparado especificamente para o pleito e que contou com a organização da Comissão Eleitoral, nomeada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Durante a abertura oficial do Fórum, a Presidente da Comissão Eleitoral e diretora de Gestão e Controle do Suas, Laura Rezende, falou da importância da eleição.

- Essa é uma eleição muito importante para toda a nossa sociedade, porque se trata do conselho que vai acompanhar de perto o trabalho de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Estamos atendendo a lei em uma exigência necessária  e buscamos todos  juntos cumprir o que manda a nossa legislação -  frisou Laura.

A subsecretária de Assistência Social, Luciana Pimentel Cavallari,  registrou a importância do Conselho.

- Gostaria de registrar  a importância do CMDCA e reforçar mais uma vez também que temos o dever de cuidar das nossas crianças e adolescentes.  E desejo que os eleitos se voltem com o coração e com grande comprometimento nesse trabalho de proteção que é tão fundamental - finalizou a subsecretária.

Após os pronunciamentos foi realizada uma palestra sobre “Marcos Legais”, ministrada pela presidente da Comissão Eleitoral e em seguida  a leitura  e aprovação do Regimento Interno do Fórum.

De acordo com o regimento, o conselho deve ser composto por quatro entidades da Sociedade Civil Organizada e conforme informou a diretora da  Comissão Eleitoral, quatro entidades se inscreveram e foram consideradas aptas para concorrerem ao pleito. Após a apresentação de todas as entidades, com a aprovação do público presente, a eleição foi realizada por aclamação.

O novo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente será composto por titulares e suplentes da Sociedade Civil Organizada e do Poder Executivo Municipal. Os conselheiros da Sociedade Civil Organizada reúnem integrantes  das entidades  APAE -  Associação de Pais e Amigos de Excepecionais, Ong Integração, Ofra Pró Humana e Associação de Dança de Itatiaia e  do poder público,representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Fazenda.

Ao final do evento a subsecretária de Assistência Social deu posse a todos os eleitos que ficarão a frente do conselho por dois anos,sendo de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021.

O Fórum de Eleições do CMDCA contou ainda coma presença do vereador José Adelson, o Toroca, representando a Câmara Municipal.

O CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão deliberativo de composição paritária que conta com a participação de representantes da Sociedade Civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Confira a composição do conselho para o biênio 2019/2021:

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - Fev2019/Fev 2021.

Sociedade Civil Organizada

Titular