28/02/2019 às 15h08min - Atualizada em 28/02/2019 às 15h08min

​RJ 163 recebe atenção especial no período de chuvas

A Prefeitura de Itatiaia, através das Secretarias de Planejamento e Ordem Pública, trabalha com atenção especial, no período de chuvas, para as condições da RJ-163, que dá acesso à região de Visconde de Mauá, onde se encontram os bairros Maromba e Maringá e Vales.

Devido às fortes chuvas, comuns durante o verão, a Defesa Civil de Itatiaia, já trabalha com as práticas de um plano de ação a ser assinado entre as prefeituras de Itatiaia, Resende e Governo do Estado, através do DER-RJ, de forma a garantir a segurança e apoio a usuários da estrada, que é uma rodovia estadual.

No plano de contingência operacional são previstas algumas ações, que estarão sendo postas em prática nessa época, como o monitoramento, em tempo real, 24 horas por dia, pela Defesa Civil de Itatiaia, dos índices pluviométricos, baseado nas informações das imagens de satélites e dados disponibilizados pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais, de modo que sejam tomadas as devidas providências de acordo com os estágios de alerta.

O diretor da Defesa Civil de Itatiaia, Valdair Nascimento, informou que a equipe estará atenta a vários sites de monitoramento e previsão do tempo, durante todo este período de chuvas e em especial no período de feriado do carnaval:

- Estaremos acompanhando não só o site do CEMADEN, mas também do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, como do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. Em caso de necessidade já temos a previsão no reforço de contingente da Guarda Municipal. Estamos trabalhando para oferecer as melhores condições aos munícipes e turistas e dar todo o apoio que precisarem, em caso de emergência, finalizou Valdair.

Os contatos com a Guarda Municipal e  Defesa Civil podem ser feitos pelos telefones 153 e 199.

Por Anamaria Albuquerque