28/02/2019 às 19h06min - Atualizada em 28/02/2019 às 19h06min

Primeiro Fórum de Diálogo Social da Prefeitura de Itatiaia dá início aos trabalhos do cronograma do Plano Diretor

Prefeito Eduardo Guedes pede por participação pública. Foto: Bruno Barreto / PMI

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta última quarta-feira, dia 27, o ‘1º Fórum do Diálogo Social’ para revisão do Plano Diretor de Itatiaia e suas Leis Complementares.

O prefeito Eduardo Guedes falou sobre a importância das cidades bem planejadas e mobilizou os presentes para que compartilhem ideias que possam trazer melhorias para o Município.

– Temos que ter um Plano Diretor bem debatido, de forma coletiva e integrado, entendendo as necessidades da indústria, turismo e meio ambiente, para que possamos formar um retrato da cidade que desejamos ter para no futuro. Precisamos entender os anseios da nossa população e por isso que a participação de todos é muito importante nessa construção de um legado – avaliou o prefeito.

A cerimônia que iniciou no fim da tarde, na sede da Câmara Municipal, recebeu a presença de diversos representantes de instituições e organizações locais e da sociedade civil, para a ampliação do diálogo sobre a cidade que juntos poderão construir para as futuras gerações.

Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados aos conceitos e estratégias de formação do projeto, os investimentos em infraestrutura previstos, a indicação do PlanMob, que insere o Plano Municipal de Qualidade, do Ministério das Cidades.

Ao longo da programação também serão estabelecidas oficinas de leitura comunitárias, com a primeira agendada para início de abril, data que também marca a segunda reunião do fórum na cidade.

Todo o plano segue rigorosamente as determinações da lei federal de nº 12.587 de 2012, que trata sobre a mobilidade urbana e prevê princípios como justiça social, segurança nos deslocamentos, acessibilidade universal, equidade aos espaços, desenvolvimento sustentável entre outras diretrizes.

De acordo com a coordenadora do projeto, a Arquiteta e Urbanista, Mariane Delamare, a população tem um papel fundamental na identificação de necessidades e na elaboração de ações que propiciem formas de repensar a cidade em que vivem.

– O processo de multiplicação das participações faz com que as demandas apontadas atendam as mais diversas camadas da sociedade, o que torna o processo de construção de cidade planejada muito mais efetivo – explica.

Formação do ‘Grupo de Trabalho’

Ainda restam vagas para quem deseja fazer parte do ‘Grupo de Trabalho’ para a Revisão do Plano Diretor e Leis Complementares. As inscrições acontecem através da ficha de inscrição online, disponível em: https://bit.ly/2BrGC8K.

A Secretaria Municipal de Planejamento também dispõe de atendimento personalizado no horário das 8h às 16h, ou ainda pelo e-mail: secplan@itatiaia.rj.gov.br. Mais informações também pelo telefone da Secretaria de Planejamento: (24) 3352-2316.

Por Bruno Barreto.