14/03/2019 às 16h39min - Atualizada em 14/03/2019 às 16h39min

​Tradicional Festa de São José conta com apoio da Prefeitura com estrutura e decoração

A Prefeitura de Itatiaia, através da Assessoria Especial de Cultura, participa e apoia a Festa de São José, que é organizada pela própria Paróquia. Este é o terceiro ano em que a Prefeitura oferece o apoio artístico, dos profissionais e alunos da Casa da Cultura, preparando o local com a decoração de bandeirinhas e luminárias, assim como toda a estrutura física, com tendas, iluminação e sonorização, que oferece todo o conforto aos munícipes e fiéis, com áreas cobertas, e garante o sucesso da festa, que vem crescendo a cada ano.

Os profissionais da Casa da Cultura produziram 2 estandartes, um deles feito pelo Assessor de Cultura e artista plástico Rafael Fioratto e outro pelo diretor e professor de educação artística Thiago Ferreira. Outros dois estandartes foram confeccionados por alunos do curso de dança. Mas a festa contará com muito mais estandartes, pois para o Assessor de Cultura é muito importante abrir espaço para a comunidade e por isso os tecidos foram distribuidos para que os fiéis também confeccionassem seus estandartes, uma forma de incentivar a produção artística e criar um acervo cultural na cidade:

- Sentimos a necessidade de envolver e motivar a comunidade, abrindo espaço para os artistas locais e pessoas interessadas em fazer as peças incentivando-os para a produção artística. Temos também o objetivo de criar um acervo desses estandartes que enriquecem culturalmente a cidade, disse Rafael.

Durante todo o período da festa haverá também, no espaço da Casa da Cultura, e no horário das festividades, uma exposição dos estandartes confeccionados nesses 3 anos de festa, onde se prevê mais de 40 trabalhos expostos, que só sairão de lá para participar da Procissão.

Por Anamaria Albuquerque