14/03/2019 às 18h56min - Atualizada em 14/03/2019 às 18h56min

Primeira Pré-Conferência Municipal de Saúde reúne representantes de várias entidades do município

Representantes do poder público e de diversas entidades do município participaram na tarde de hoje (14) da primeira Pré-Conferência  Municipal de Saúde. O encontro, promovido através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Itatiaia e o Conselho Municipal de Saúde é uma preparação para a Conferência Nacional que acontece no dia 13 de abril.

A abertura do evento foi realizada pela subsecretária de Saúde, Rozimeire Codogno Franco, que falou sobre os temas da Conferência e a importância de discutí-los juntamente com a população.

- Cada sugestão dos moradores é muito importante para o aprimoramento da saúde do nosso município, porque são eles os usuários do sistema. Por isso, os temas dessa pré-conferência serão discutidos na conferência de uma forma mais ampla - explicou.

Durante a primeira pré-conferência assuntos como a ampliação da rede de Atenção Básica, a recomposição dos recursos humanos, o trabalho de controle de zoonoses e a informatização da saúde  foram amplamente debatidos com o público presente.

Além do poder do Poder Público Municipal, o evento reuniu ainda representantes de entidades como a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Fundace, Coren, Ong Integração, FAMEI - Federação das Associações de Moradores e Entidades Organizadas de Itatiaia, Pastoral da Saúde, União Brasileiras de Mulheres, entre outras.

A próxima etapa será a segunda Pré-Conferência que acontecerá no dia 21 de março, na Quadra de Esportes do Centro Comercial de Penedo, às 15 horas.

As Pré-Conferências fazem parte de um trabalho de preparação da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 13 em abril. A finalidade é propor estratégias, metas e ações de saúde para serem levadas para apreciação durante a Conferência Municipal e se aprovadas, implantadas futuramente no município.

Por Matilde Basilio