15/03/2019 às 14h43min - Atualizada em 15/03/2019 às 14h43min

CRAS Penedo realiza palestra sobre ‘A violência contra o idoso’

 Uma importante palestra marcou essa semana o trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Penedo. Voltado  para os idosos assistidos pelo SCFV , a palestra aconteceu na quarta-feira (13) e  abordou o tema ‘A Violência  contra os idosos’

As informações foram repassadas pela coordenadora do CREAS - Centro de Referência de Assistência Social do município, Thiara Mota, que reforçou que qualquer tipo de violência contra o idoso deve ser denunciada e combatida.

 - É importante que os idosos saibam identificar e estejam atentos aos vários tipos de violência que podem ocorrer na terceira idade. Também é necessário que procurem  as instituições onde possam denunciar imediatamente  os casos de violência   - disse.

A coordenadora lembrou ainda os serviços oferecidos pelo CREAS e a importância dos idosos acompanharem os trabalho dos Conselhos Municipais.

 - E fundamental que os idosos acompanhem de perto  o trabalho dos conselhos porque através deles que são definidas muitas politicas públicas, entre elas as voltadas para os idosos - disse.

De acordo com a equipe do CREAS são classificadas como formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, a violência física, psicológica, sexual, econômica e o abandono.

Ainda segundo a equipe, situações que envolvem a violação de direitos dos idosos podem ser denunciadas na unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Delegacia de Policia Civil, no Ministério Público ou por meio do 'Disque 100' .

O “Disque 100”, ligado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violações, entre elas contra o idoso.

O Disque 100 funciona diariamente 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas

A coordenadora do CRAS Penedo, Tayene de Oliveira, lembrou que o objetivo do SCFV é fortalecer os vínculos com o público prioritário.

 - O SCFV é um dos serviços mais importantes do CRAS e que busca o fortalecimento dos vínculos com o nosso público prioritário. Vejo de forma muito positiva o retorno que temos dos nossos usuários, entre eles os idosos, na medida em que se sentem mais seguros e empoderados sobre os seus direitos e informados sobre os serviços da rede sócioassistencial do município. O SCFV também  é um lugar  de dialogo, onde os usuários se sentem a vontade para trazer para a equipe suas questões sociais, assim como as demandas do nosso território de abrangência -  finalizou a coordenadora..

Por Matilde Basilio

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »