15/03/2019 às 16h20min - Atualizada em 15/03/2019 às 16h20min

Professores da Rede Municipal de Ensino participaram do 1º Encontro de Formação Continuada 2019

A Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria de Educação, promoveu, nesta semana, encontros de Formação Continuada para os professores de todas as áreas de conhecimento. As reuniões aconteceram no Centro de Formação do Colégio Dom Ottorino Zanon, em diferentes dias da semana e de acordo com as especialidades.

Na segunda-feira (11) a reunião foi destinada aos professores de ciências, na terça (12) aos de história e geografia, na quarta (13) estiveram presentes os docentes de ensino religioso, matemática e geometria. Os profissionais de língua portuguesa, redação e educação física se reuniram na quinta-feira (14) e nesta sexta (15) a capacitação foi voltada para os professores de educação artística, língua estrangeira e tecnologia.

Nos encontros aconteceram análises reflexivas sobre a Base Nacional Comum Curricular e foram passadas diretrizes sobre o SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que vai avaliar, a partir deste ano, todo o percurso da educação básica.

Segundo a Diretora do Departamento de Educação Básica, Diene Motta Maretti, é muito importante que as equipes preparem os alunos para a realização dessa avaliação externa:

- Os profissionais da Educação de Itatiaia traçaram então, nestes encontros, simulados que serão aplicados nas escolas, regularmente, a cada bimestre, nos moldes do SAEB, planejaram as atividades e oficinas para o Dia da Matemática e do Meio Ambiente, entre outras atividades, formas de fixar e avaliar o aprendizado - disse Diene.

Os professores de língua portuguesa e educação física puderam assistir ainda a uma palestra sobre “Comunicação Interpessoal”, ministrada pelo professor Carlos Alberto Cruz, que é coach em Comunicação, advogado e palestrante em cursos de pós-graduação.

No encontro de hoje a palestra ficou por conta da psicóloga e psicopedagoga do CEPRAE-I - Centro de Prevenção e Atendimento ao Educando de Itatiaia, Eliane de Oliveira Santos  que falou sobre “A contribuição das linguagens para o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes”.

Por Anamaria Albuquerque