15/03/2019 às 16h59min - Atualizada em 15/03/2019 às 16h59min

Prefeitura realiza serviço de limpeza e desassoreamento do Rio Acará

Dando continuidade ao trabalho de limpeza e desassoreando dos córregos e rios do município, a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando o serviço no Rio Acará.

O primeiro trecho a receber a limpeza foi o que corta o bairro Jardim Itatiaia. Já nesta sexta-feira (15) a limpeza aconteceu no bairro Campo Alegre, na Avenida Simão da Cunha Gago. A ação tem como objetivo prevenir enchentes causadas pelas chuvas de verão.

O trabalho, que teve início na segunda-feira (11), conta com a retirada de entulhos e materiais depositados no fundo dos rios. Uma escavadeira hidráulica e um caminhão estão auxiliando na retirada de todo excesso de areia, lama e lixo acumulados.

- O serviço de desassoreamento, que em janeiro também foi realizado no Rio Santo Antônio é feito periodicamente. Esse trabalho ajuda a prevenir  a elevação do nível de água, evitando enchentes e por isso também contamos com a colaboração de todos para a preservação do rio e suas margens, mantendo a limpeza e evitando o acúmulo de lixo no local -  explicou o secretário de obras, Carlos Alberto de Barros Soares.

Para a dona de casa de casa, Adriana da Silva, moradora do bairro Campo Alegre a limpeza veio em boa hora.

- Sabemos o quanto é  importante esse trabalho, principalmente para evitar possíveis cheias que possam ocorrer e prejudicar  a ,nós moradores,  por isso agradecemos o empenho da Prefeitura em realizar esse trabalho tão fundamental para a população -  disse.

A primeira etapa da limpeza no Rio Acará, no bairro Campo Alegre, compreende cerca de 1,5 metros de extensão e previsão é que o serviço termine na sexta-feira (22). Após a conclusão da limpeza no local  outros rios receberão o serviço.

Por Matilde Basilio