20/03/2019 às 17h44min - Atualizada em 20/03/2019 às 17h44min

Segunda Pré-Conferência de Saúde acontece nesta quinta-feira

A Secretaria de Saúde  de Itatiaia em parceria com o Conselho Municipal de Saúde realizam nesta quinta-feira (21) a segunda Pré-Conferência Municipal de Saúde. O encontro será realizado a partir das 15 horas, na Quadra de Esportes do Centro Comercial de Penedo.

As Pré-Conferências, que serão um total de duas, fazem parte de um trabalho de preparação da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 13 em abril. A finalidade é propor estratégias, metas e ações de saúde para serem levadas para apreciação durante a Conferência Municipal e se aprovadas, implantadas futuramente no município.

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a etapa municipal da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em abril, reunirá convidados, ouvintes e delegados e é aberta ao público.

A primeira Pré-Conferência aconteceu no dia 14 de março e  além do poder do Poder Público, reuniu ainda representantes de entidades como a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Fundace, Coren -  Conselho Regional de Enfermagem, Ong Integração, FAMEI -  Federação das  Associações de Moradores e Entidades Organizadas de Itatiaia, Pastoral da Saúde, União Brasileiras de Mulheres, entre outros.

Durante o encontro assuntos como a ampliação da área de Atenção básica, a recomposição do quadro de recursos humanos, o trabalho de controle de zoonoses, a informatização da saúde, entre outros  foram amplamente debatidos com o público presente e serão levado para a Conferência Municipal.

. – A participação popular é muito importante, por isso gostaríamos de convidar toda a população para esse segundo encontro que acontecerá nesta quinta-feira, quando serão discutidos outros  assuntos relevantes para o aprimoramento da saúde do município -  disse a subsecretária de Saúde, Rozimeire Codogno Franco.

O Regimento Interno da Conferência pode ser conferido no site da Prefeitura por meio do link https://itatiaia.rj.gov.br/arquivos/downloads//740/740_20022019145828.pdf

Por Matilde Basilio