21/03/2019 às 16h51min - Atualizada em 21/03/2019 às 16h51min

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre sífilis

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu aos profissionais da área, no último dia 20/03, na Câmara dos Vereadores, uma capacitação sobre sífilis, com foco na forma congênita. O objetivo do encontro, que teve como palestrante o Dr. Marco Antônio Lopes Netto, médico infectologista do Programa DST / HIV / AIDS e hepatite, foi além de capacitar, atualizar os profissionais perante o diagnóstico e tratamento da sífilis.

A Secretaria planeja ainda novos encontros, com outros temas de  importância relevante. O próximo está previsto para o dia 10/04, às 14h, também na Câmara dos Vereadores, sobre notificações de DST’S. Segundo a coordenadora do PAISMCA – Programa de Atenção Básica a Saúde da Mulher, Graziele Diniz Freitas, é importante fazer as notificações das doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis, assim como já são feitas da AIDS e de outras como tuberculose e hanseníase, para que sejam registradas e notificadas de forma a ter um controle municipal e estadual:

- O próximo curso será sobre notificações de outras doenças sexualmente transmissíveis, que muitas vezes passam pelo consultório dos postos de saúde e médicos e enfermeiros acabam deixando passar sem notificar. Então o próximo treinamento mostrará quais doenças devem ser notificadas e a importância das notificações, disse Graziele.

Por Anamaria Albuquerque