25/03/2019 às 18h31min - Atualizada em 25/03/2019 às 18h31min

Cerca de 70% dos remédios já foram entregues no Dispensário Municipal de Medicamentos

O Dispensário Municipal de Medicamentos já foi abastecido com cerca de 70% dos remédios comprados pela Prefeitura. Os medicamentos começaram a chegar na segunda quinzena  de fevereiro e  as remessas estão sendo voltadas para atender a demanda da Farmácia Municipal e as unidades básicas de saúde do município.

Conforme explica o Secretário Municipal de Saúde, Nilson Rodrigues Neves, os medicamentos, que somam cerca de 500 tipos, incluem  não só os da Rede Nacional de Medicamentos, como complementam  a Rede Municipal de Medicamentos também.

 - Em maio de 2018 fizemos o pedido em sua totalidade, tínhamos a demanda, porém, não houve interesse de fornecedores. Depois tivemos que enfrentar uma série de situações que atrasaram os pedidos, pois a legislação é exigente. É importante dizer que não podemos sair por ai comprando remédios, sem uma justificativa, temos que seguir as leis e a nossa Procuradoria após as exigências classificou os fornecedores, criou uma padronização de moralidade  O atraso foi natural,  sentimos isso diretamente, inclusive no nosso dispensário, mas houve um empenho muito grande do governo em resolver esse problema e atender a população - frisou secretário.

Sobre os 30% de medicamentos que ainda faltam, Nilson Neves explicou que a entrega está acontecendo de forma gradual. 

 -. Peço a compreensão aos moradores. Os medicamentos estão chegando semanalmente e acredito que dentro de um mês a entrega seja 100% concluída. Em relação ao abastecimento dos postos de saúde, existe um cronograma para atendimento das unidades. Como os medicamentos chegam de várias empresas diferentes, o abastecimento é feito de forma gradual,  a partir da chegada dos remédios no estoque central. Gostaria de frisar também que  a partir desse ano, com o auxilio do Núcleo de Apoio da Saúde Família, o NASF, estamos trabalhando  para  fazer um controle mais rígido  em relação ao estoque - disse.

O secretário também faz uma solicitação para que os moradores façam uso das receitas padrão expedidas pelo município.

 -Peço aos moradores que usem a receita do município, emitidas pelas nossas unidades de saúde, porque temos um padrão de medicamento que os nossos médicos cumprem. Quando vem receituário de fora dificulta, porque muitas vezes o medicamento não faz parte da nossa rede.. Sabemos que o SUS é universal, porém o dinheiro que vem para comprar medicamentos é federal e   vem para comprar para o número de habitantes do município -  finalizou.

Para retirar medicamentos na Farmácia Municipal é necessário apresentar prescrição médica da rede pública municipal; e quando a receita for de controle especial, apresentar documento de identidade. A Farmácia Municipal funciona das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 130, no Centro.

Por Matilde Basilio

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »