04/04/2019 às 16h24min - Atualizada em 04/04/2019 às 16h24min

​Período de Verão tem trabalho intensificado na Defesa Civil e Secretaria de Obras

No período do verão, servidores da Defesa Civil e da Secretaria de Obras trabalharam intensamente na prevenção de acidentes naturais no Município.

Os funcionários da Defesa Civil atuaram em várias frentes, divulgando alertas através da mídia local com dicas de ações em casos de acidentes causados por chuvas fortes, como prevenir alagamentos. Eles alertaram ainda sobre os cuidados a serem tomados nos balneários e fizeram um estudo sobre os locais que exigem mais atenção, onde intensificaram a colocação de mais placas informativas a respeito de cheias repentinas. Uma reunião junto a outros órgãos para troca de experiências sobre uso de equipamentos mais modernos para alertar os banhistas sobre o risco iminente de cabeças d'água traçou ações integradas, uso de novas tecnologias e sinalizadores sonoros.

Os funcionários da Secretaria de Obras começaram suas ações com a limpeza e desassoreamento dos Rios Santo Antônio e Acará, para evitar as cheias das chuvas de verão. Retiraram todo tipo de lixo acumulado no fundo dos rios como entulhos, excesso de areia, lama etc. As galerias de águas pluviais receberam limpeza, assim como as da rede de esgoto foram desentupidas, a fim de facilitar o escoamento pluvial e evitar os alagamentos, como a drenagem feita no Centro da cidade. Os servidores trabalharam ainda na troca e da rede de esgoto no bairro Marechal Jardim e alargamento da rua.  Na Vila Pinheiro o trabalho foi de abertura de uma nova rede de água e de esgoto, com 72m de extensão.

Por Anamaria Albuquerque