08/04/2019 às 13h18min - Atualizada em 08/04/2019 às 13h18min

SiNE Itatiaia oferece atendimento para quem precisa dar entrada no seguro-desemprego

Foto: Ariane Alves / PMI
O trabalhador que recentemente tenha sido dispensado de suas funções profissionais pode contar com o apoio e orientação do SiNE Itatiaia não só para a retomada da empregabilidade mas também para fazer o agendamento do seguro-desemprego.

O benefício é um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros e é oferecido a todas as pessoas que tenham trabalhado com a carteira assinada (em regime CLT). O primeiro passo a ser feito é a realização do agendamento online.

Após o cadastro é indispensável o comparecimento ao posto de atendimento no dia, local e horário marcados, com os seguintes documentos em mãos:

- Documento de identificação com foto – CNH, RG, CTPS;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira de trabalho (CTPS);
- Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;
- Requerimento do seguro-desemprego/Comunicação de Dispensa impresso;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho;
- Documento de levantamento do FGTS ou extratos dos depósitos.
O auxílio em dinheiro será pago por um determinado período, de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. A primeira parcela do benefício estará disponível em até 30 dias após o atendimento.
 
Saiba um pouco mais sobre o SiNE
 
O Sistema Nacional de Emprego (SiNE) foi inaugurado no município no fim do ano passado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, da Prefeitura de Itatiaia.

No espaço os moradores podem receber orientações personalizadas sobre as melhores práticas para se conquistar boas oportunidades na região; e também cadastrar o currículo em um banco de dados automatizado que irá selecionar vagas adequadas ao perfil de qualificação de cada profissional, entre outros serviços.

Os interessados podem se dirigir até a sede da Secretaria que fica à Avenida dos Expedicionários, nº 575, no Centro. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-6703.
 
Por Bruno Barreto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »