08/04/2019 às 16h21min - Atualizada em 08/04/2019 às 16h21min

​Profissionais da educação participam de encontros de Formação Continuada

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, promove, durante toda esta semana, encontros de Formação Continuada para diretores, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores da EJA – Educação de Jovens e Adultos, e professores de educação especial.

No próximo dia 10, desenvolvendo o tema “Metodologias Ativas”, que aborda condutas pedagógicas diferenciadas, a reunião será para os profissionais que atuam na EJA, como diretores, orientadores e professores das 3 escolas que oferecem esta modalidade de ensino. O encontro será às 18h, no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, e neste dia não haverá aula no período noturno para que todos possam participar.

Para a Diretora do Departamento Pedagógico, Diene Motta Maretti, a importância da formação continuada na educação é muito grande, pois temos que estar sempre atualizados e atentos para novas técnicas, como no exemplo das “Metodologias Ativas”:

- Esse tema fala sobre as práticas que envolvem a tecnologia e métodos lúdicos e criativos, extremamente atuais e importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos, que estão sempre conectados, disse Diene.

No dia 11, na SME – Secretaria Municipal de Educação acontecem duas reuniões, uma com início às 8h e outra às 13h, para professores que atuam no AEE – Atendimento de Educação Especializada. Eles irão debater e fazer um estudo dos casos atendidos na rotina de cada um deles nas escolas. Neste mesmo dia, às 8h, os orientadores educacionais e pedagógicos da Educação Infantil estarão discutindo a adequação da proposta pedagógica da Rede Municipal à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. O encontro acontece no CIEP 488 - Ezequiel Freire.

Para encerrar as capacitações do bimestre, no dia 12, às 13h, também no CIEP 488, são os profissionais do SOPE – Serviço de Orientação Pedagógica e Educacional do Ensino Fundamental I e II que assistem à palestra sobre o tema “Metodologias Ativas”.

Por Anamaria Albuquerque