15/04/2019 às 11h42min - Atualizada em 15/04/2019 às 11h42min

Projeto ‘Capoeira é História e Educa’ é desenvolvido em creches municipais

O projeto ‘Capoeira é História e Educa’ começou a ser desenvolvido com crianças de duas creches municipais, a Sandra Cotrim, no Campo Alegre, e a Roberto Cotrim, na Vila Odete. As atividades, que têm o objetivo de promover a integração e interação dos alunos através do esporte, são realizadas às quintas-feiras nos períodos da manhã e da tarde.

Na creche Sandra Cotrim, as aulas atendem três turmas de maternal 2 (crianças de 3 a 4 anos), com média de 12 alunos, nos horários de 8:40 às 9:05, 9:05 às 9:30 e 9:30 às 10:00.

Na Roberto Cotrim, as atividades são realizadas com duas turmas de maternal 2, uma com 22 alunos (dívida em dois grupos pra facilitar a aula) e outra com 14, nos horários de 14:30 às 15:00, 15:00 às 15:30 e 15:30 às 16:00.

As aulas são ministradas pela capoeirista Milena dos Santos, que explica o objetivo das atividades serem realizadas com as crianças.

- Nas aulas, utilizo da ludicidade para lhes apresentarem a capoeira. Através de brincadeiras, cantigas e histórias consigo introduzi-los no universo gigantesco que é essa arte afro-brasileira. E quanto ao objetivo, possibilitamos aos alunos contato com algo diferente, estimulamos a curiosidade e prezamos pelo desenvolvimento integral dos alunos - destacou Milena.

A capoeirista ainda revela que a prática do esporte pode ajudar no desenvolvimento das crianças, assim como aconteceu como a mesma.

- Me sinto lisonjeada por poder fazer um trabalho tão lindo com os pequeninos. A capoeira é uma atividade rica, inclusiva, trabalha com o corpo inteiro e tem inúmeros benefícios. Pratico esse esporte desde criança e ele me auxiliou muito quanto ao meu desenvolvimento, não só físico, mas como pessoa em geral. Quero trazer essa vivência para eles, como o convívio com as pessoas, a cooperação, a alegria e o respeito pelo próximo. É importante começar desde pequeno - revela a monitora.

Existe a possibilidade de que as atividades sejam ampliadas em outras creches do município. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Itatiaia, em uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e de a Esporte e Lazer.

Por Helcio Melo