Prefeitura decreta ponto facultativo para a próxima segunda-feira (22)

A Prefeitura de Itatiaia decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (22), nas repartições públicas municipais, em virtude das comemorações das festividades de São Jorge, dia 23. O decreto nº 3.192, que foi publicado na última sexta-feira (12), exclui as unidades e os serviços considerados essenciais, que funcionarão normalmente no atendimento à população.

No decreto ficam excluídos dessa previsão, ou seja, do não funcionamento, os expedientes nas repartições que não admitem paralisação, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde e todas as suas unidades, tendo em vista a sua importância para a população em caso de emergência.

Ainda de acordo com o decreto, os secretários municipais ficarão responsáveis pelo integral cumprimento da determinação de manter os serviços essenciais em funcionamento.

Durante o feriado e no final de semana a população poderá contar com o atendimento 24 horas no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, situado no bairro Jardim Itatiaia, e do Posto de Saúde de Penedo. As demais unidades de saúde do município não funcionarão no feriado dessa sexta-feira (19) e da próxima terça-feira (23), e voltarão a atender os pacientes normalmente na quarta-feira (24).

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o recolhimento de lixo também será feito na escala normal dos dias úteis. O trabalho seguirá o calendário de cada bairro. Ao morador é recomendado depositar o lixo somente nos dias de recolhimento.

Neste mesmo período, a Secretaria de Ordem Pública também vai manter os serviços à população. Além da segurança do patrimônio público, a Guarda Municipal fará a controle do trânsito no Centro, Penedo, Maromba, Maringá e nas cachoeiras da cidade.

Os servidores da Defesa Civil ficarão de sobreaviso para qualquer emergência e poderão ser acionados pelo telefone da Guarda Municipal – 153 ou (24) 3352-6752. Vale destacar que esses telefones devem ser utilizados apenas em casos de emergências. Trotes e informações falsas podem prejudicar o trabalho.

Por Helcio Melo