24/04/2019 às 10h22min - Atualizada em 24/04/2019 às 10h22min

Escola pública realiza trabalho de valorização da história e cultura de Itatiaia

Arquivo PMI
A Escola Municipal Campo Belo, que compõe uma das 21 unidades de ensino da Secretaria de Educação de Itatiaia, realiza a partir desta quarta-feira, dia 24, a 2ª edição do concurso cultural de desenho, redação e fotografia: ‘Itatiaia Naturalmente Maravilhosa’.

Participam do projeto, os estudantes do ensino fundamental das turmas do 3º ao 5º ano, com o compromisso de aprenderem mais e de lançarem ideias criativas a respeito dos valores humanos e sociais.

De acordo com a diretora, Cleusa Siqueira, esse é um dos instrumentos educacionais para que os alunos sejam capazes de contribuir na construção de um lugar melhor para se viver, tanto em âmbito social como ambiental.

– O mundo todo vive um momento delicado com relação ao modo de vida das pessoas. Os modelos de consumo e de desenvolvimento têm se mostrado cada vez mais insustentáveis do ponto de vista da sobrevivência humana. Nesse sentido, a educação surge como artífice principal no processo de resgate dos valores essenciais para a sociedade – explica a diretora.

Algumas das temáticas a serem abordadas serão os sinais do esgotamento dos recursos e do desequilíbrio do clima, água, meio ambiente e ações predatórias dos seres humanos.

A valorização de Itatiaia e o seu resgate histórico se dá por seu status na preservação ambiental, uma vez que o município abriga o primeiro Parque Nacional do Brasil, rico em espécimes raros tanto em fauna quanto em flora, remanescentes da mata atlântica.

A direção da unidade irá iniciar a distribuição e divulgação das regras do concurso e em seguida, com a participação dos professores e alunos, serão realizadas palestras sobre o meio ambiente, pontos históricos e turísticos de Itatiaia, para que em maio sejam feitos passeios e visitações pelos espaços a serem artisticamente retratados e redigidos.

A Escola Municipal Campo Belo fica localizada à Rua Maricá, nº199, em Vila Pinheiro, Itatiaia. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-6094.
 
Por Bruno Barreto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »