26/04/2019 às 18h02min - Atualizada em 26/04/2019 às 18h02min

Mulheres empreendedoras são maioria no setor do artesanato em Itatiaia

Empreendedorismo feminino representa 34% de todos dos negócios formais no Brasil

Foto: Ariane Alves / PMI
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Associação Comercial para a Indústria Agropecuária e Turística de Itatiaia (ACIATI) promoveu nesta sexta-feira, dia 26, na Casa da Cultura, um encontro de artesões empreendedores.

A artista Regina Oliveira, tornou-se uma Microempreendedora Individual (MEI) após frequentar a ‘Sala do Empreendedor’ da Prefeitura de Itatiaia. Hoje, com o Ateliê Gina Biscuit, ela participa de exposições e desenvolve o seu potencial empreendedor.

– Eu trabalho com a técnica de modelagem em Biscuit. São trabalhos feitos com muito carinho e material especial. Vou dando formas a objetos e criando personagens. Sempre trabalhei com artes, e o que antes era uma simples terapia se transformou em um negócio. Hoje, faço encomendas e a reciclagem sustentável. Comigo, o lixo vira luxo – comemora.

De acordo com o relatório sobre empreendedorismo feminino divulgado no mês passado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as mulheres se tornam empreendedoras principalmente pela necessidade de ter uma segunda fonte de renda, ou ainda para conquistar uma independência financeira.

Atualmente, 9,3 milhões de mulheres estão à frente de um negócio, o que representa 34% de todos dos negócios formais ou informais no Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa é fundamental fomentar o empreendedorismo feminino para que elas possam aumentar seus rendimentos, gerar novos empregos, ter sustentabilidade no mercado e, sobretudo, ser independentes e protagonistas de suas vidas.

Para o diretor financeiro da ACIATI, Jorge Carvalho, todo o apoio para promover a economia é importante e gera mudanças positivas.

– Esse evento expõe a qualidade do artesanato regional que tem em sua grande maioria a força feminina. Eu fico motivado a acompanhar esses trabalhos porque eles fazem com alegria, dedicação e prazer – diz o diretor.

Os interessados em receber orientações da ‘Sala do Empreendedor’ podem se dirigir à Prefeitura de Itatiaia que fica localizada à Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-6777.

Por Bruno Barreto.