06/05/2019 às 17h40min - Atualizada em 06/05/2019 às 17h40min

​Escolas Municipais celebram Dia da Matemática no próximo dia 08

O Dia da Matemática, que se comemora em 06 de maio, será celebrado nas escolas da Rede Municipal de Itatiaia no próximo dia 08 com atividades lúdicas e oficinas. Será um dia diferente para os alunos, pois não haverá aulas regulares e sim atividades voltadas para incentivar o aprendizado por meio de oficinas que serão desenvolvidas por todos os professores das escolas.

A programação, voltada para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, é composta de práticas com o objetivo de despertar o raciocínio lógico dos estudantes e este ano tem dois temas a serem trabalhados de forma interdisciplinar: “Ano Internacional das Línguas Indígenas” e “Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”.

Cada unidade escolar terá uma proposta diferente. No Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, por exemplo, estão programadas mais de 10 oficinas, entre elas duas que foram criadas pelo coordenador de matemática da Rede, professor Dimas Moraes, que são “O jogo da onça” e “A matemática das moléculas”, segundo informou o professor:

- Na primeira os alunos vão construir um jogo e estudar as regras dele para então jogar. O jogo é da cultura indígena de vários povos. Um aluno controla a peça que é a onça e outro a matilha de cães com 14 peças. Para ganhar, a onça precisa capturar 5 cachorros, ou os cachorros encurralarem a onça. Na segunda oficina os alunos vão construir e montar moléculas de substâncias químicas, mas utilizando o ângulo aproximado entre átomos com o transferidor e essa oficina será aplicada pelo professor de Ciências do 9º ano, Ricardo Pontes, conferindo o caráter interdisciplinar do projeto, assim como muitos outros professores que estarão participando conosco, disse Dimas.

Segundo o Secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, a proposta é realizar atividades diferenciadas, importantes para o melhor desenvolvimento da educação, que são organizadas pelos professores de matemática e contam com o auxílio de todos os profissionais de educação da escola, cada uma com sua organização:

 - O número de oficinas varia de uma unidade escolar para outra, conforme o número de professores de Matemática que atuam em cada unidade e sua proposta, debatida entre professores e orientadores pedagógicos, de modo a conferir cada vez mais qualidade à educação do município, explica Amarildo.

Por Anamaria Albuquerque


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »