23/05/2019 às 16h41min - Atualizada em 23/05/2019 às 16h41min

Detra realiza campanha ‘Maio Amarelo’ em Itatiaia

De acordo com OMS, mais de 1 milhão de pessoas no mundo podem morrer no trânsito até 2020

Na próxima semana, segunda-feira, dia 27 e na terça, dia 28, a Divisão Executiva de Trânsito (Detra) realiza a palestra de conscientização sobre a campanha ‘Maio Amarelo’ para alunos das escolas públicas de Itatiaia.

O objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo debatendo temas importantes como a segurança, uso indevido do telefone celular e respeito aos pedestres e sinalização.

O primeiro encontro acontece dentro do Colégio Estadual Ezequiel Freire (Ciep 488), às 9h. No dia 28, a palestra será realizada em dois horários: às 9h, na Escola Municipal Pedro Rangel e às 14h, no Colégio Cenecista Castello Branco.

O projeto ‘Educação no Transito’ realizado pela equipe da Divisão desenvolve um trabalho de visitação nas escolas do município para informar aos jovens sobre a importância de respeitar as regras de convivência urbana, disciplina e atenção por parte dos pedestres e condutores.

O uso de celular ao atravessar a rua, por exemplo, além de colocar em risco o indivíduo que praticou a indisciplina pode ocasionar graves acidentes em regiões onde o transito é mais movimentado.

De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1,9 milhão de pessoas podem morrer no trânsito até 2020, se medidas de conscientização efetivas não forem adotadas. Esse índice representaria a marca de quinta maior causa de mortalidade no mundo, passando em 2030, para 2,4 milhões de vítimas fatais.

Por Bruno Barreto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »