30/05/2019 às 15h28min - Atualizada em 30/05/2019 às 15h28min

Servidores por um meio ambiente saudável

Servidores da vigilância ambiental e da guarda civil municipal têm se dedicado em seus trabalhos com ações e capacitações de modo a oferecer aos munícipes um meio ambiente saudável e cada vez melhor.

Os servidores da Vigilância Ambiental realizaram uma campanha de mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses. Eles percorreram os bairros da cidade, tendo iniciado pelos mais afetados na última pesquisa epidemiológica com maior índice de infestação, Jardim Itatiaia e Campo Alegre, distribuíram hipoclorito de sódio e cadastraram famílias que necessitavam de telas para caixas d´água. O trabalho aconteceu em residências e terrenos abandonados e teve o apoio dos colegas da Secretaria de Obras que atuaram com o equipamento necessário para a limpeza dos pontos críticos e de uma equipe de Educação em Saúde para o esclarecimento de dúvidas.

Em favor do meio ambiente também, guardas civis municipais receberam formação para formarem o Grupamento Especial de Meio Ambiente (GEMA) em um curso de 240 horas, que teve parceria do ICMBio Parque Nacional do Itatiaia e do INEA – Instituto Estadual de Ambiente, já que esses profissionais vão atuar junto às áreas de proteção ambiental do município, conforme diz o decreto nº 2894. O objetivo é proteger o patrimônio natural por meio de ações preventivas e repressivas e promover um trabalho de educação ambiental. O Grupamento contará sempre com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, repassando à corporação as ações que necessitarem de suporte.

Por Anamaria Albuquerque