03/06/2019 às 11h43min - Atualizada em 03/06/2019 às 11h43min

Itatiaia mantém, até o dia 15, vacinação do público-alvo contra a gripe

Divulgação PMI
A vacinação dos grupos prioritários contra o vírus da gripe continua em Itatiaia. De acordo o setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida é necessária para que o município consiga alcançar a meta mínima de 90% de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde, e que não foi atingida até o fim da campanha nacional, na sexta-feira (31).

A imunização para os grupos prioritários será mantida até o dia 15 de junho e só após essa data, a campanha será aberta para todos os públicos. Todos os postos de saúde do município, ambulatório do Centro, Vila Magnólia, Vila Esperança, Penedo, Marechal Jardim, Campo Alegre I e II, Maromba e Vila Flórida, seguem vacinando de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Até o momento, o município imunizou 84,50% do público-alvo, sendo 77,96% das crianças;  95,27% das gestantes; 85,50% de trabalhadores de saúde; 128,89 % das puérperas; 94,67% dos idosos; 94,12% dos professores e apenas 61,57 % dos doentes crônicos.

- A gente faz um apelo para que a população se conscientize e compareça às nossas Unidades de Saúde para realizar a imunização, tendo em vista que a vacina é o meio mais seguro de prevenção contra a gripe - destacou a coordenadora do setor de imunização, Andrea Millen.

O público-alvo da campanha são as crianças de seis meses a cinco anos, as gestantes e também as puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebês até 45 dias. Além destes, os idosos, os professores, os doentes crônicos com receita médica, os trabalhadores da saúde e da área de segurança (Polícias, Bombeiros, Guarda Civil Municipal e outros).

Para ser imunizado é necessário que o paciente ou o responsável procure a unidade de saúde referente ao seu bairro munido do cartão de vacinação. Pessoas com idade igual ou acima de 60 anos devem levar documento de identidade.

Por Gabriela Ferreira