26/06/2019 às 09h21min - Atualizada em 26/06/2019 às 09h21min

Hospital de Itatiaia realiza cirurgia de catarata e município zera a fila de espera pelo atendimento

Cerca de 30 pessoas passam a ser atendidas por mês na unidade de saúde

Foto: Carlos Alberto de Paula / PMI

Até o fim do mês passado, Dona Sebastiana Aparecida, de 89 anos, teria que se deslocar de Itatiaia para Barra do Piraí se quisesse realizar a cirurgia de catarata, doença responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nesta última segunda-feira, dia 24, ela e outros oito pacientes foram atendidos dentro do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, localizado no Bairro Jardim Itatiaia. Após agendamento prévio, a equipe especializada não encaminha mais o paciente para outras regiões.

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu trazer o atendimento de cirurgia de catarata para o Município e passará a atender as necessidades da população com mais qualidade de vida e bem-estar. Até o momento, já foram realizados 24 procedimentos cirúrgicos na unidade.

O trabalho integrado da equipe de saúde junto ao setor de ‘Tratamento Fora do Domicílio’ (TFD) conseguiu zerar a fila de espera de todos os pacientes de Itatiaia que aguardavam pela intervenção para tratamento da doença. O prazo previsto para conclusão de todas as cirurgias é até o próximo dia 19 de julho.

Quem acompanhou a Dona Sebastiana, foi a filha, Olinda da Silva, de 62 anos, ficou impressionada com o novo procedimento. Ela também já levou o marido para a mesma cirurgia, que antes só poderia ser realizada longe de casa.

– A saúde de Itatiaia melhorou bastante, já fiz até ultrassom aqui. Está para chegar os médicos reumatologistas que eu necessito muito. Nós acompanhantes temos que ficar sempre juntos deles, porque quem faz esse tipo de cirurgia tem que manter o olhar para cima e seguir todas as recomendações médicas. Fomos muito bem atendidas, eu não tenho do que reclamar. – diz Olinda.

O prefeito Eduardo Guedes, que esteve presente no centro cirúrgico na ocasião, falou sobre as melhorias que a população passou a ter com a chegada da assistência dentro do município.

– Antes os pacientes tinham que se deslocar para realizar a cirurgia em Barra do Piraí, saiam daqui por volta de seis da manhã e voltavam somente de noite. Vamos conseguir realizar aproximadamente 30 cirurgias mensais, e agora oferecer mais conforto para quem está sendo atendido em um hospital perto de casa. – conclui o prefeito.

Os interessados em saber mais sobre o agendamento e sobre os procedimentos para o pedido de novas cirurgias devem entrar em contato com o TFD pelo telefone: (24) 3352-3177.

Por Bruno Barreto.