01/07/2019 às 18h18min - Atualizada em 01/07/2019 às 18h18min

Estudantes da Casa da Cultura de Itatiaia apresentam coreografias originais no ‘II Concurso Interno de Dança’

Foto: Bruno Barreto / PMI

A Superintendência de Cultura da Prefeitura de Itatiaia, por meio da Casa da Cultura, reuniu neste último sábado, dia 29, mais de 80 alunos do curso de dança da unidade para a exibição dos trabalhos artísticos no ‘II Concurso Interno de Dança’.

O evento contou com a presença de convidados especiais como a dos coreógrafos profissionais Gustavo Américo, Pamela Sobral e Adriana Rodrigues que julgaram as apresentações e trocaram experiências com os alunos. Ainda entre os convidados o grupo de dança Ekeep Movie, Companhia de Dança Marcílio Bastos e Companhia de Ballet de Câmara de Resende.

O superintendente de cultura, Rafael Fioratto, destacou o desempenho dos estudantes nos bastidores e na mostra.

– O Festival foi um sucesso e nossos alunos ensaiaram por semanas para essa competição. A força de vontade deles fez essa celebração acontecer de maneira bem especial – avalia.

O coreógrafo, membro do Conselho Internacional de Dança (CID), e coordenador do curso, Jefferson Santos, felicitou os jovens pelas performances acima das expectativas e que encantou público.

– É muito gratificante ver o resultado do trabalho e dedicação deles na pesquisa de figurino, na escolha das músicas e principalmente na originalidade das coreografias. Tudo veio de um processo de criação e isso vai acompanhar a trajetória profissional deles ao longo da vida profissional. Foi maravilhoso – ressalta o professor.

Na ocasião, foram arrecadados cerca de 800kg de alimentos não perecíveis que se transformarão em cestas básicas a serem destinadas à instituições carentes da região.

O público pôde acompanhar os mais diversos estilos de músicas, em ritmos clássicos, dança urbana, jazz e contemporâneo. O concurso promove a integração dos profissionais e aprendizes da dança em prol de um estudo que além de ampliar o trabalho de pesquisa possa contribuir para exibições futuras.

Por Bruno Barreto.