02/07/2019 às 17h17min - Atualizada em 02/07/2019 às 17h17min

Cultura: Itatiaia está com representantes no ‘Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba’

Foto: arquivo / PMI

O Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba, que acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês, passa a contar com o trabalho do professor da Casa da Cultura, Thiago Henrique Ferreira. Ele foi eleito um dos integrantes do grupo (para biênio 2019/2021) junto ao representante da Sociedade Civil, Oswaldo Castro Junior.

Foram eleitos 18 membros, 2 de cada um dos 9 municípios: Quatis, Resende, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí e Rio Claro. Ainda aguardam representatividade os municípios de Barra do Piraí, Valença e Rio das Flores.

O principal objetivo do grupo é proporcionar mais diálogos junto aos gestores públicos da cultura e ampliar sua valorização, promovendo uma descentralização na gestão e nas ações, buscando também estimular a participação pública da sociedade.

De acordo com o superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, esses encontros permitem uma integração maior entre as ações culturais dentro dos municípios que formam a Região Serrana do Estado.

– A participação de Itatiaia no Fórum nos dá força para continuar a valorização e o resgate da identidade. Trabalhar em rede com as outras cidades nos permite discutir as políticas públicas e trocar experiências, conhecendo o trabalho de cada cidade na área cultura e atuando em parceria. – explica.

O professor Thiago Ferreira, compartilha da mesma ideia. Para ele, esta é uma forma de trocar ideias que possam contribuir com o desenvolvimento cultural regional.

– O Fórum traz mais visibilidade e força para as cidades interioranas, que muitas das vezes possuem poucos recursos. A união desses 12 municípios amplia a visibilidade política de cada região, não só no estado, mas também no país. Irá facilitar o diálogo, a cooperação e articulações com os governantes em prol da cultura. – explica.

Os encontros acontecem sempre em uma cidade diferente, em uma das regiões do Médio Paraíba. Na próxima reunião, marcada para o dia 25, e que acontecerá na cidade de Porto Real, será realizada a eleição de uma nova diretoria.

Por Bruno Barreto.