03/07/2019 às 16h16min - Atualizada em 03/07/2019 às 16h16min

Prefeitura de Itatiaia é parceira de projeto que já realizou mais de 50 castrações em cães e gatos, em apenas 3 dias de ações

O projeto Ambiente Animal tem o objetivo de atender os animais que vivem próximos de área de proteção ambiental em Penedo

Foto: Bruno Barreto / PMI
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), em parceria com Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, e da equipe de 'Educação em Saúde' do Centro de Controle de Zoonoses, realizou 58 operações de castração nos últimos três dias de funcionamento. Em média serão realizados cerca de 22 atendimentos por dia.

No projeto 'Ambiente Animal',
Cães e gatos oriundos de áreas prioritárias, localizadas próximas do entorno do Parque Estadual de Pedra Selada, receberam a intervenção cirurgica que ajuda no controle de natalidade, e reduz o risco do câncer de mama, nas fêmeas, e de próstata nos machos. A iniciativa visa diminuir a ação predatória de animais domésticos sobre os animais silvestres que vivem próximos das Unidades de Conservação (UCs).

O período de castração segue até o próximo dia 6 de julho, e acontece de segunda a sábado, das 9h às 18h. Quem já realizou o cadastro deve aguardar o contato da equipe de trabalho.

Os procedimentos cirúrgicos, que estão sendo realizados no bairro África I, respeitam todos os critérios técnicos alinhados com as regras e autorização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Por Bruno Barreto.