19/07/2019 às 11h48min - Atualizada em 19/07/2019 às 11h48min

Candidatos ao Conselho Tutelar de Itatiaia participam de prova nesse domingo

Domingo (21) acontece a segunda das três etapas do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares do município: a prova de conhecimento. Das 9h às 12 horas, os vinte e oito candidatos que tiveram a candidatura homologada pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), irão participar de um teste escrito com questões do Estatuto da Criança e do Adolescente, que será realizado no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, no Centro.

Para serem aprovados é preciso que os candidatos acertem 50% da prova, que contará com 40 questões.O gabarito será divulgado no dia 22 de julho e o resultado no dia 30 de julho.O candidato que atingir a porcentagem de acertos estará classificado para disputar o pleito, que é a terceira e última etapa.A primeira etapa consistiu na análise e aprovação dos documentos.

A eleição que irá eleger os novos conselheiros acontecerá no dia 06 de outubro e também acontece em todo o território nacional. No município a votação acontecerá das 8h às 17 horas, exceto nos bairros Maromba e Vila Flórida, onde se encerrará às 16 horas.

Poderão votar todos os eleitores do município mediante apresentação de documento oficial que contenha foto, podendo ser o RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou outros documentos oficiais. Não será permitido o voto só com o Titulo de Eleitor.

A publicação do resultado final e da resolução homologando o resultado definitivo do processo de escolha e proclamando os eleitos, será realizada no dia 16 de dezembro. Os cinco candidatos mais votados serão considerados eleitos, ficando os demais por ordem de votação como suplentes.

De acordo com o edital de homologação são candidatos a conselheiros tutelares: Alan Alves do Nascimento, Benedito da Rocha, Carlos Eduardo da Silva,Claudio Teixeira da Silva, Dulcimar Mantovani Alexandre, Givaldo dos Santos Silva, Jacqueline Katia Fernandes, João Carlos de Lemos Medeiros, Joaquim Apolinário, Joaquim Francisco da Silva Junior , Jonas Pereira de Oliveira, José Mendonça Silva, Josimar de Sousa Silva, Luciano Zikan de Oliveira, Marcio Crispin, Márcio José Nascimento, Maria da Consolação de Araújo, Maria Lucia da Silva Oliveira, Maria Luiza Correa Faria, Maria Vicentina do Nascimento Rodrigues, Mariluce Nunes Neves, Newton de Carvalho Vasques Neto, Patrick Motta Nogueira, Regina Lucia de Pinho Silva, Regina Maria de Carvalho Alvarenga Domingos, Sebastiana Sara Dias Calisto, Thatiane Faria Castilho, Zilma Rosa Cândida de Faria.

O calendário, assim como os critérios para a eleição, foram  estabelecidos no edital nº 001/19. Os cinco membros e suplentes eleitos irão compor o Conselho Tutelar no período de 2020/2024.

Por Matilde Basilio