22/07/2019 às 16h35min - Atualizada em 22/07/2019 às 16h35min

Tratamento para apneia do sono é realizado no Hospital Municipal de Itatiaia

Foto: Carlos Alberto de Paula / PMI
Polissonografia. Esse é o nome do exame responsável por medir a atividade respiratória, muscular e cerebral dos pacientes que sofrem com um dos distúrbios do sono mais frequentes na sociedade. E que agora, recebem o tratamento pelo Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, em Itatiaia.
 
O procedimento, não invasivo, é efetivo ao combate da apneia do sono, que pode ser identificada em pessoas que emitem ruídos e têm interrupções na respiração quando estão dormindo. A pessoa pode parar de respirar por alguns segundos, várias vezes à noite, resultando na redução da oxigenação sanguínea.
 
Para o especialista, Dr. Eduardo Dias, que atende todas às segundas-feiras, das 8h às 17h, na unidade, o tratamento exige cuidados e mudanças de hábitos para permitir um controle maior das atividades que antecedem o sono.
 
– Algumas medidas comportamentais que podem reduzir o problema e ajudar na melhoria da qualidade de vida do paciente, é a perda de peso, evitar a ingestão de bebida alcoólica constante, praticar alguma atividade física, evitar o uso de sedativos e ter uma alimentação equilibrada, e em horário distante da prática do sono – avalia.
 
Quem necessita de atendimento não terá mais a necessidade de fazer o deslocamento para centros de referência fora da cidade. A análise do estado do paciente é realizada, no próprio hospital, por meio de eletrodos fixados ao corpo, que durante o sono, registram um mapeamento da atividade cerebral, como por exemplo: incômodos, movimento dos olhos, atividades musculares, frequência respiratória, entre outras.
 
Os interessados em iniciar o tratamento devem procurar o auxilio no Hospital Municipal de Itatiaia que fica localizado à Avenida Lauro Mendes Bernardes, número 800, no bairro Jardim Itatiaia. O telefone para contato é o: (24) 3352-6850.
 
Por Bruno Barreto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »