24/07/2019 às 16h50min - Atualizada em 24/07/2019 às 16h50min

Saúde oferece ‘Programa de Controle ao Tabagismo’ em Itatiaia

Foto: Ariane Alves / PMI

Todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 18h, a Secretaria Municipal de Saúde, oferece na sede da Policlínica Municipal, o ‘Programa de Controle ao Tabagismo’, que desenvolve atividades e orientações para os dependentes do vício do cigarro e demais hábitos tabagistas.

– A nicotina, substância presente no tabaco, causa uma dependência física e psicológica. Esse consumo, muitas das vezes é confundido como um hábito social, porém resulta em riscos graves à saúde. – o alerta é da coordenadora do projeto, Adriana Limeira.
Que destaca ainda, que o apoio psicossocial em grupo, o tratamento com adesivos de nicotina e o suporte farmacológico, são algumas das ações educativas e preventivas que essas pessoas poderão encontrar e se beneficiar ao fazer parte do programa.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, com número máximo de dez participantes por grupo. Em um primeiro momento será realizada uma entrevista individual para que os profissionais possam conhecer e traçar as estratégias e condutas do tratamento.

Depois, serão realizadas quatro sessões semanais estruturadas, utilizando o apoio de uma cartilha que aborda a dependência do cigarro, sintomas das síndromes de abstinência e os benefícios dos novos hábitos saudáveis.
Os interessados podem receber mais informações e realizar a inscrição pelo email da equipe de trabalho, em: tabagismo.itatiaia@hotmail.com, ou ainda pelo telefone: 3352-1140.

Novos grupos de apoio:

Para quem deseja parar de fumar, serão abertos novos grupos de apoio. O primeiro acontece nesta quinta-feira, dia 25, às 15h, em Marechal Jardim, na Unidade Básica de Saúde; e na próxima terça-feira, dia 30, às 17h, na Policlínica Municipal (Centro), e no Campo Alegre II (Estratégia de Saúde da Família).

Por Bruno Barreto.