26/07/2019 às 15h30min - Atualizada em 26/07/2019 às 15h30min

Adolescentes do SCFV visitam o Horto Municipal e o Parque Nacional do Itatiaia

Itatiaia,26/07/2019 - Os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Penedo participaram essa semana de uma visita ao Horto Municipal de Itatiaia e também ao Parque Nacional do Itatiaia.Os passeios, coordenados pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social de Penedo (CRAS),fazem parte do trabalho de orientação social, que contam com atividades internas e externas e tiveram o objetivo trabalhar o tema ‘Meio Ambiente’.

A visita ao Horto Municipal aconteceu na última quarta-feira (24).No local,  orientados pela bióloga Eliane Gouvêa, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as espécies de plantas cultivadas no espaço, as formas de cultivo e a importância do Horto para o município.

Já no Parque Nacional do Itatiaia, durante a visita realizada nesta quinta-feira (25), os adolescentes aprenderam sobre a grande diversidade da fauna e da flora da reserva natural  e também sobre a importância de respeitar a natureza.

- Foram dois dias de muito conhecimento e também de diversão.Além das orientações que todos receberam nos nossos encontros, eles puderam apreciar a natureza, conhecer um pouco das suas belezas e particularidades e ainda aprenderam sobre a importância de preservá-la - disse a coordenadora do CRAS Penedo, Tayene Oliveira.

Segundo a coordenadora, a maioria dos adolescentes assistidos pelo SCFV nunca foram ao Parque Nacional do Itatiaia.

Atualmente temos 17 alunos e somente 3 conheciam o Parque, os demais nunca haviam visitado a reserva,mas agora essa realidade mudou. Agradecemos a equipe do Horto Municipal e ao ICMBio pela  recepção e aos profissionais do  CRAS Penedo, que vem se empenhando cada vez mais nas orientações sociais e no fortalecimento de vínculos com a comunidade - finalizou

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  é ligado ao Centro de Referência de Assistência Social, que faz parte da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O programa, do Governo Federal, oferece em Itatiaia oficinas, atividades esportivas como jogos, além de um trabalho de orientação social, por meio de palestras, encontros e bate papo.

Em Penedo, os encontros voltados para os adolescentes, acontecem toda quinta-feira, das 14h às 17 horas, na sede do CRAS Penedo, localizado na Rua Canto Verde, s/n - Penedo.

Por Matilde Basilio