06/08/2019 às 19h24min - Atualizada em 06/08/2019 às 19h24min

Estudantes de Itatiaia participam de palestras sobre a carreira militar

Alunos de oito unidades de ensino de Itatiaia participam durante os meses de agosto e setembro de palestras sobre a carreira militar. Os encontros, promovidos pela Secretaria Municipal de Ordem Pública em parceria com  a 148º Junta Militar, acontecem em escolas da rede municipal e privada e são voltadas para estudantes do ensino fundamental.

Conforme explica o secretário Junta Militar de Itatiaia, Mauro Ornellas Filho, o objetivo das palestras é apresentar a carreira militar aos estudantes, mostrando as atividades e a importância.

- A edição 2019 desse projeto começou no dia 29 de julho. A primeira escola a receber a palestra foi a Escola Municipal Léa Duarte Jardim, na Vila Flórida.Hoje foi a vez do  Colégio Municipal Padre José Wyrwinski,na Vila Esperança.Nas duas unidades escolares notamos alunos muito interessados , inclusive em seguir a carreira e montamos uma lista. Esses alunos são candidatos a participarem de uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras junto com alunos de outras escolas - disse.

A palestra no Colégio Municipal Padre José Wyrwinski, realizada na manhã de hoje (06), contou com a participação de estudantes do 7° ao 9° ano.

- Foi um bate-papo bem informativo, onde os alunos puderam compreender melhor o que é ser um militar e a importância da responsabilidade com os estudos nas diversas etapas do ensino. Foram abordados temas como o ingresso na carreira militar e escolas ligadas as forças armadas como  ESPCEX, EPCAR, Colégio Naval, AMAN e Academia de Polícia Militar. Outro assunto informado aos alunos foi sobre o  Instituto Militar de Engenharia, que está ligado ao Exército Brasileiro e oferta cursos superiores e sobre o Instituto Tecnológico da Aeronáutica que está ligado ao comando da Aeronáutica -  explicou o diretor geral do Colégio,Luciano Brito.

As próximas unidades que receberão as palestras serão o C.M Dom Ottorino Zanon , C.M Ana Elisa Lisboa Gregori,C.M Joaquim Miguel dos Santos, C.M Reinaldo Maia Souto, E. M Wagner Guimarães, Escola UM e Colégio Cenecista Castelo Branco.

Confira o calendário das palestras:

Dia 22/08 (quinta-feira)

08h – Colégio Municipal Joaquim Miguel dos Santos, Maromba

Dia 23/08 (sexta-feira)

07h45 – Colégio Municipal Dom Otorino Zanon, Penedo

Dia 27,28 e 29/08 (terça, quarta e quinta-feira)

07h45 – Colégio Ana Elisa Lisboa Grégori, Campo Alegre

A data e os horários das palestras no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto (Centro), Escola Municipal Wagner Guimarães (Campo Alegre), Escola UM (Vila Pinheiro) e Colégio Cenecista Castelo Branco ( Centro) serão divulgados em breve.