07/08/2019 às 10h22min - Atualizada em 07/08/2019 às 10h22min

Agosto Dourado: agentes de saúde participarão de capacitação sobre aleitamento materno

Carlos Alberto de Paula (AECOM PMI)
No mês que é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria de Saúde, promoverá uma capacitação voltada para os Agentes Comunitários de Saúde. Os profissionais vão participar de palestras, no dia 28 de agosto, às 14h, no Centro de Capacitação Profissional, no bairro Vila Odete.
A enfermeira, Maria Priscila de Souza, que atua na Coordenação da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, destaca que toda mãe que está amamentando precisa contar com uma rede de apoio.

- Os agentes comunitários de saúde realizam um trabalho importante de ir nas casas. São eles que estão em contato direto com a comunidade. Vamos realizar essa capacitação para que eles possam estimular, encorajar, auxiliar as mães e as famílias com técnicas corretas, etc. – explicou Maria Priscila.

A capacitação contará com três palestrantes: as psicólogas, Viviane Almeida e Lucilene Macedo e a enfermeira Andréa Millen. Serão abordados temas como  aspectos emocionais, importância da rede de apoio, criação de vínculo, além de técnicas para a pega correta.

A campanha
O Agosto Dourado 2019 promove a amamentação no Brasil com base no slogan Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!. O objetivo é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

A campanha será realizada no mesmo mês em que é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A SMAM é promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países. 

Por Gabriela Ferreira
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »