03/09/2019 às 17h36min - Atualizada em 03/09/2019 às 17h36min

Bandas e Fanfarras: Itatiaia será a sede do Campeonato Estadual

Foto: Ariane Alves / PMI

Nesta terça-feira, dia 3, a Prefeitura de Itatiaia firmou parceria com a Federação de Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ), para trazer ao município o evento: ‘Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas’ de 2019.

O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, acompanhado por secretários de diversas pastas, recebeu em seu gabinete o presidente da FFABERJ, Tiago Farias, e o presidente do conselho fiscal da federação, Authomy Neto.

No encontro, foram discutidas as bases para que mais de 40 bandas possam se apresentar e resgatar a memória dos tempos em que a festa era celebrada na cidade. Para o organizador este é um momento histórico.

– Há mais de uma década que Itatiaia não realiza essa festividade. Iremos fazer um evento pensando na importância dele para a cidade e em como ele vai reunir as famílias para relembrar histórias e influenciar futuras gerações – avalia Tiago Farias, presidente da FFABERJ.

O prefeito Dudu também não escondeu a felicidade e satisfação de poder resgatar um pedaço importante da memória do município que valoriza atrações regionais.

– Nosso governo está sendo o “Governo do Resgate”. Esse é um avanço cultural muito positivo para a nossa cidade e uma oportunidade de mostrar para as novas gerações as nossas raízes, na música, dança e também na vocação turística para receber bem os nossos visitantes – ressalta o prefeito.

A reunião foi composta pelos representantes das secretarias de Educação e Esporte, além da Assessoria de Comunicação Especial, Superintendência de eventos e de Cultura.

Fundada em 14 de agosto de 1994, a FFABERJ é a instituição representante das bandas e fanfarras no Estado do Rio de Janeiro. O campeonato acontece entre os dias 23 e 24 de novembro.

Por Bruno Barreto.