05/09/2019 às 09h34min - Atualizada em 05/09/2019 às 09h34min

​Junta Militar realiza cerimônia de Compromisso à Bandeira e entrega de certificados de dispensa

A 148ª Junta de Serviço Militar, ligada a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizará no próximo dia 10/09, terça feira, a entrega dos certificados de dispensa militar em Cerimônia de Compromisso à Bandeira. O evento será no Terminal Rodoviário Dr. Jorge Jayme (Rua Wanderbilt Duarte de Barros, nº 80, Centro), onde funciona a Secretaria de Ordem Pública e a Junta, às 9h.

Participarão da cerimônia cerca de 50 jovens, nesta, que é a segunda etapa de dispensa realizada pela Junta para os nascidos em 2001 que fizeram o alistamento militar. Estão previstas até o fim de março do próximo ano mais 3 etapas, quando a dispensa acontece por excesso de contingente.

O secretário da Junta Militar, Mauro Ornellas, alerta que é importante destacar que esses jovens podem ser convocados, caso haja necessidade do exército:

-  Os jovens que participaram dessa cerimônia foram aqueles que se alistaram e estão sendo liberados nesta segunda etapa. É necessário que eles tenham a consciência de que podem ser convocados caso o exército necessite, até os 45 anos de idade, e então nessa situação devem se apresentar. Para isso, fazemos um trabalho voltado para imprimir esta consciência aos dispensados, disse Mauro.

O certificado de dispensa de incorporação é um documento necessário em várias etapas da vida dos jovens, pois sem esse certificado o cidadão não pode participar de concursos públicos, provas de vestibular e nem requerer passaporte. A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.

Por Anamaria Albuquerque