05/09/2019 às 12h59min - Atualizada em 05/09/2019 às 12h59min

Encerrada as inscrições para o primeiro Campeonato Game FIFA de Itatiaia

Na tarde da última quarta-feira, dia 4, foram definidos os participantes do primeiro Campeonato de Game FIFA de Itatiaia. Em menos de 24h, as vagas já estavam todas preenchidas na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O torneio de esporte eletrônico (eSports) será realizado na quadra do Colégio Reinaldo Maia Souto (ginásio Jarbas José dos Santos), no dia 19 de outubro, a partir das 8h. Ao todo, 32 competidores disputam o título mostrando as suas habilidades na plataforma PlayStation 4.

Entre eles, Cristiano Cabidelli Santos, de 42 anos, é o veterano do grupo. Para o jogador a emoção de participar da disputa remete aos tempos em que usava os primeiros vídeos games com os amigos de infância.

– Eu jogava o Pro Evolution Soccer (PS) e depois passei para o X-Box e desde 2017 comecei a treinar FIFA. Na minha época de garoto era o Atari que juntava a galera e fazia a diversão. Esse campeonato é muito importante para mostrar que aqui em Itatiaia também temos fortes candidatos nessa modalidade de esporte – explica o gamer.

De acordo com o regulamento, o torneio será realizado de forma semelhante às regras utilizadas pela Copa do Mundo de Futebol. Inicialmente, oito grupos formam a tabela que contará com quatro integrantes, depois os dois primeiros colocados se classificam para as oitavas de final. A partir dessa fase, a competição se torna eliminatória e os vencedores das quartas de final e semifinal, respectivamente, disputarão o troféu.

O secretário de Esporte e Lazer do Município, Alex Gomes, explica como esse modelo poderá ser ampliado e sobre a novidade que pode atrair o público em torno do esporte.

– Esta é a primeira vez que Itatiaia organiza um campeonato como este, e a expectativa é muito boa. Esse é um projeto que pode ser ampliando e formar novas gerações de jogadores em uma modalidade que só vem crescendo mundialmente. Os jogos eletrônicos são uma realidade que deve ser abraçada para fortalecer ainda mais a prática do esporte – ressalta o secretário.

Uma ideia da dimensão deste segmento está em um levantamento realizado pela empresa, Newzoo, especialista em análise do mercado de games. Ela aponta que o Brasil já ocupa o ranking de 13º maior mercado de jogos eletrônicos no mundo. Ao todo, 62 mil pessoas de 30 países participaram desta pesquisa.

O regulamento da competição está disponível na sede da Secretaria, localizada à Rua Dona Apolinária, nº 380, no Centro. Outras informações também pelo telefone: (24) 3352-6444.
 
Por Bruno Barreto.
 

Veja abaixo a lista completa dos competidores que participam do primeiro Campeonato Game FIFA de Itatiaia 2019:

 

  1. Caíque Oliveira Gomes

  2. Carlos Eduardo Rocha

  3. Cesar Augusto Colasso de Freitas

  4. Cristiano Cabidelli Santos

  5. Daniel da Silveira Ferreira

  6. Daniel Thomaz Gomes Dumay

  7. Diego de Carvalho Pizzarino

  8. Dorram Leonardo Diniz da Silva

  9. Emanuel Batista Guimarães

  10. Fábio de Almeida Santana Líbano

  11. Gabriel Costa Coutinho da Silva

  12. Gabriel Souza da Costa

  13. Giovanni Beltrami Barbosa

  14. Heric Hecari Pizzarino

  15. Jhonatan Estanislau da Silva

  16. João Felipe Simões Espírito Viana

  17. Júlio César da Silva Corrêa

  18. Lucas Henrique Silva Santos

  19. Luis Gustavo de Souza Mendonça

  20. Luiz Filipe Alves de Souza

  21. Marcos Vinicius Ferreira de Souza

  22. Matheus Feriguetti Nunes da Silva

  23. Matias de Souza Paulino Filho

  24. Miguel Feriguetti Nunes da Silva Pinto

  25. Nathan Fernandes da Silva

  26. Paulo Henrique Leal

  27. Rafael Alves Vaz

  28. Rafael Vicente de Pontes

  29. Rennan Lucas Diniz Da Silva

  30. Victor Hugo Fernandes de Freitas

  31. Vinicius Duarte Passos Amaral

  32. Wesley Carlos Esteves de Carvalho

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »