05/09/2019 às 16h00min - Atualizada em 05/09/2019 às 16h00min

Cultura abre inscrições para curso gratuito voltado para artesãos

Ariane Alves / PMI
A Casa da Cultura de Itatiaia está com vagas para um curso de formação gratuito  para artesãos. A capacitação “Itatiaia: Cultura, Fauna, Flora e as potências artísticas” acontecerá em três encontros, nos dias 10, 17 e 24 das 13h30 às 16h, na Casa da Cultura.

As aulas serão ministradas pelo Superintendente Municipal de Cultura e coordenador do projeto de formação para o artesanato, Rafael Fioratto. O superintendente explica que a formação tem como objetivo apresentar as potencialidades de Itatiaia em temas para a produção do artesanato.

- Vamos falar da flora e fauna, da cultura, das cores e dos conceitos que abrangem o universo da arte. Daremos ao artesão instrumentos para a pesquisa e para que possam desenvolver um artesanato com identidade local, poética pessoal e inspirado nos temas de Itatiaia – relata.

Para participar, o artesão deve realizar um cadastro na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, até o dia 9 de setembro. Mais informações pelo telefone (24) 3352-2077. O endereço da unidade é Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. Confira a programação dos encontros:

Módulo 1 - 10 de setembro
· A fauna, flora e paisagens de Itatiaia
· Animais endêmicos
· Plantas endêmicas
· Características visuais importantes
· A cultura finlandesa de Penedo
· O esoterismo e o movimento dos anos 70 na região de Maringá e Maromba.

Módulo 2 - 17 de setembro
· História da ocupação
· Os prédios históricos
· Igreja Matriz