11/09/2019 às 17h38min - Atualizada em 11/09/2019 às 17h38min

Prefeitura e Jaguar Land Rover implantam projeto “A Música Educa” em escolas municipais

Em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na tarde desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Itatiaia, em parceria com a Jaguar Land Rover - Itatiaia deu início ao projeto “A Música Educa”, que será implantado em nove unidades escolares da rede municipal de ensino e na Casa da Cultura.

O objetivo é montar bandas marciais e grupos de pífaros (flautas) nas escolas, além de fortalecer corais juvenis e também retornar com as aulas da Camerata de Cordas, na Casa da Cultura. Além disso, será criada a primeira Banda Sinfônica de Itatiaia. Para a implantação do projeto, que irá atender 510 alunos da rede, a empresa doou o valor de R$334.184,00 (trezentos e trinta e quatro mil, cento e oitenta e quatro reais).

Serão atendidos alunos de Ensino Fundamental das escolas e colégios municipais Reinaldo Maia Souto, Padre José Wyrwinski, Pedro Rangel, Ana Elisa Lisboa Gregori, Léa Duarte Jardim, Campo Belo, Dom Ottorino Zanon, Fernando Otávio Xavier, Joaquim Miguel dos Santos.

Participaram da reunião, o prefeito, Eduardo Guedes, vice-prefeito, Sebastião Mantovani, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristian de Carvalho, o secretário de Educação, Amarildo Veiga, o coordenador do projeto, Hércules Alves, o diretor da Jaguar Land Rover, em Itatiaia, João Mattosinho, o gerente de projetos da empresa, Marcos Arezo, a analista ambiental da JLR, Débora Maximiano e o gerente de Finanças da JLR, Adriano Magno.

Segundo o secretário de Educação, Amarildo Veiga, as aulas começarão o quanto antes.

– Sempre apoiamos e incentivamos projetos artísticos nas escolas, principalmente os voltados para música. E agora, expandir essa iniciativa, fortalecendo a música na maioria das escolas, para nós, é de imenso valor. A música transforma, tem o poder de trabalhar a concentração, autoestima, respeito e traz muito mais benefícios – disse Amarildo.

O prefeito, Eduardo Guedes, destacou a importância da parceria entre o poder público e privado.

-  São parcerias como essa que nos possibilitam colocar em prática projetos tão importantes e sonhados para o município, reforçando outros trabalhos e ações que já estão em andamento. Fico imensamente feliz e satisfeito em perceber e participar desse resgate cultural que estamos vivendo em Itatiaia. Teremos bandas nas escolas, mais corais e ocuparemos de forma prazerosa o tempo de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para a formação de cada participante – afirmou o prefeito.

Por Gabriela Ferreira.