30/09/2019 às 15h45min - Atualizada em 30/09/2019 às 15h45min

​Minha rua... Meu bairro

Rua Wanderbilt Duarte de Barros

Wanderbilt Duarte de Barros dá seu nome à rua de Itatiaia, que também é conhecida como Estrada do Parque Nacional do Itatiaia ou BR-485. A rua se estende da Via Dutra, até o portão de entrada do Parque e tem no seu entorno diversos bairros como Jardim Itatiaia, Campo Alegre, Vila Pinheiro e Benfica.

Nascido em Óbidos, no Pará, Wanderbilt foi engenheiro agrônomo e funcionário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mais tarde designado para o Parque Nacional do Itatiaia, onde foi diretor de 1943 a 1957. Em sua gestão realizou melhorias na infraestrutura física e administrativa, abriu trilhas, implantou serviço de fiscalização e o Museu do Parque, com espécimes da flora e da fauna locais, criando um núcleo de pesquisas científicas. Também ampliou a biblioteca e deu início à publicação do “Boletim do Parque Nacional do Itatiaia”, veículo de divulgação das pesquisas realizadas no Parque.

Foi um dos precursores de um turismo que hoje chamamos de turismo ecológico, que valoriza a conservação da natureza e teve ainda muitas outras funções no país. Ele também publicou o livro Parques Nacionais do Brasil, que abordava a criação de áreas protegidas, primeira obra voltada para a discussão deste tema no Brasil e foi ainda um dos fundadores e presidente da FBCN – Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza.

Por Anamaria Albuquerque
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »