01/10/2019 às 11h42min - Atualizada em 01/10/2019 às 11h42min

Maromba, Maringá e Penedo recebem últimas etapas da Campanha Vacinação Antirrábica

As últimas etapas da Campanha Vacinação Antirrábica para cães e gatos já tem data definida.De acordo com setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura, a terceira etapa acontecerá no próximo dia 19 de outubro, das 09h às 16 horas, em postos fixos dos bairros Maromba e Maringá.Em Maromba a imunização dos animais será realizada na Praça e em Maringá,no Centro.

Já a quarta etapa da Campanha, está marcada para acontecer no dia 26 de outubro, em Penedo, também das 09h às 16 horas. No bairro os animais poderão ser imunizados nos seguintes postos fixos: UBS Penedo (Centro Comercial), Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier (Praça Finlândia), Escola Municipal Sebastião Bernardo (Fazendinha), Sede da Associação de Moradores (África I) e Colégio Municipal Dom Otorino Zanon (Jardim Martinelli)

Na oportunidade deverão ser vacinados contra a raiva todos os animais a partir de quatro meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores. Para receber a dose da vacina o animal não pode estar doente e nem as fêmeas no período de gestação. A Campanha de Vacinação Antirrábica começou em agosto e a meta é vacinar 7 mil  cães e gatos

- Devido a um problema de logística tivemos que antecipar a quarta etapa, que aconteceria em novembro, para o próximo dia 19 de outubro.Nosso objetivo continua sendo o de vacinar o maior número de animais e por isso recomendamos aos donos que não deixem de levar seus cães e gatos para receberem a dose da vacina - explicou a bióloga do setor de Vigilância Ambiental, Danielle Brasão.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A orientação para a pessoa que for agredida por um animal é que lave imediatamente o ferimento com água e sabão, e procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Ambiental que fica na Avenida dos Expedicionários, 425, Centro.A Vigilância Ambiental é ligada a Secretaria Municipal de Saúde e o telefone para contato é o 3352-4243.

Por Matilde Basilio