01/11/2019 às 17h09min - Atualizada em 01/11/2019 às 17h09min

Itatiaia se prepara para sediar o 23º Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras

A tradição dos concursos de Bandas e Fanfarras está de volta à Itatiaia. Nos dias 23 e 24 (sábado e domingo) o município vai sediar o 23º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, organizado pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ), com o apoio da Prefeitura de Itatiaia.O evento acontece no Estádio Municipal Antônio Corrêa, no Centro.

Conforme explica o Secretário de Esporte e Lazer, Alex Gomes da Silva, responsável por uma das pastas que estão a frente da organização do concurso,o Estádio Municipal já está sendo preparado para receber os participantes e o público em geral.

- O estádio estará a disposição para receber esse grande evento. Atualmente ele tem capacidade para acomodar 1.200 pessoas nas arquibancadas e também dispõe de banheiros na parte de baixo dos assentos. Também dispomos de vestiários que poderão ser usados pelas bandas, caso necessário, e todo o espaço do gramado para a competição - explicou o secretário.

De acordo com a programação, um total de vinte e quatro corporações musicais, entre bandas e fanfarras de diversas cidades do Rio de Janeiro participarão da competição apresentando repertórios e estilos musicais variados. A abertura oficial acontece no sábado (23), às 15 horas, com a apresentação especial da banda BAMUSF. No domingo o evento inicia às 9 h e o encerramento será com apresentação da Banda Apolo 12.

As corporações vão disputar os títulos nas categorias Bandas de Percussão, Banda de Tambores, Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos, Banda de Percussão Sinfônico, Banda Marcial e Banda Musical e também Fanfarra Simples Tradicional, Fanfarra Simples com  um pisto e Fanfarra Simples com Gatilho.

Para a premiação dos vencedores a Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer irá oferecer cerca de 100 troféus e 270 medalhas. Além do corpo musical, na oportunidade serão premiados os três melhores classificado nas categorias Corpo Coreográfico, Baliza Masculino, Baliza Feminino, Mor, Pavilhão e Regente.

- Com certeza será um evento muito bonito. O concurso é um momento de  encontros e reencontros e também de  promover uma troca de experiências através de uma competição sadia. Estamos trabalhando para que seja um momento muito especial para todos os participantes -  finalizou o secretário

Por Matilde Basilio