07/11/2019 às 09h25min - Atualizada em 07/11/2019 às 09h25min

Cães e gatos: Itatiaia ultrapassa a meta de vacinação contra a raiva

Arquivo PMI
A Campanha de Vacinação contra a Raiva, em cães e gatos, chegou ao fim, em Itatiaia e a Vigilância Ambiental aponta resultados positivos: esse ano, a meta de vacinação foi ultrapassada. Segundo levantamento do setor responsável, a expectativa era vacinar cerca de 6 mil animais (5 mil cães e mil gatos) e no total, foram imunizados 7.123.

A campanha teve duração de três meses, passando por todos os bairros do município, com vacinação em postos volantes (de casa em casa) e em postos fixos. O bairro com o maior número de animais vacinados foi o Campo Alegre, totalizando 491 cães e gatos imunizados. Durante a campanha foram vacinados contra a raiva os animais a partir de quatro meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores.

A bióloga da Vigilância Ambiental, Danielle Garcia Justino, reforça a importância de estar em dia com a vacina.

- Manter os animais vacinados é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele. A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos. A raiva tem fácil risco de contágio, e além disso, é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos.  A vacina antirrábica é ainda, a única forma de prevenção contra a doença – explicou.

Por Gabriela Ferreira
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »