Evento de Bandas e Fanfarras, em Itatiaia, resgata tradição e cultura do município

Neste último fim de semana, a Prefeitura de Itatiaia proporcionou um resgate da emoção e memória dos tempos em que a população de Itatiaia se reunia com suas famílias para assistirem as Bandas e Fanfarras regionais.

No sábado, o ‘23º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras’ aconteceu dentro do Estádio Municipal Antônio Corrêa, e no domingo, devido à chuva, a apresentação foi transferida para a quadra de esportes do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori.

O evento, uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Federação de Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ), foi transmitido ao vivo pela Assessoria Especial de Comunicação. Para se ter uma ideia da dimensão do sucesso das cerimônias, até a última segunda-feira, os vídeos publicados na página oficial da prefeitura, somados, receberam mais de 16 mil visualizações e a página já conta com mais de 14 mil seguidores.

Cerca de 2 mil pessoas compareceram ao encontro. Nem mesmo o tempo chuvoso foi capaz de conter a alegria e a presença da aposentada, Cinara de Sá, que levou o neto de 6 anos para ver o desfile no sábado, dentro do Estádio.

– Está tudo incrível. Esse espetáculo é muito lindo e a gente estava precisando que as Bandas e Fanfarras retornassem pra cá. É um encanto para todos nós e para as crianças é diversão garantida – comemora.

E por falar em criança, a categoria juvenil veio muito bem representada pela baliza feminina, Giovana Moraes, de 12 anos. Ela esbanjou simpatia, carisma e habilidades que conquistou os espectadores presentes na quadra do Ana Gregori.

– Eu faço balé desde pequena e eu amo fazer essas acrobacias. Adorei essa quadra que não escorrega e consegui fazer bastantes números diferentes. Estou ansiosa com os próximos, porque quero participar de todos. – diz a artista.

Outro destaque para a apresentação da veterana Priscila Veiga, baliza feminina de Itatiaia, e ao apoio conjunto das equipes das secretarias de Esporte e Lazer; Obras e Serviços Públicos; Ordem Pública; Saúde; e ainda Superintendência de Eventos; de Cultura, garantiram a organização, segurança conforto de todos os participantes.

O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, falou sobre a iniciativa de retomar com uma tradição que estava sendo aguardada pela população.

– Trazer as Bandas e Fanfarras novamente para Itatiaia é um resgate da nossa cultura, que nós já tivemos no município e agora entra no calendário já para o próximo ano. Em meados de maio e junho teremos novamente. Parabéns por esta festa. Ela está muito bonita – garante o prefeito.

Os que se classificaram para a próxima etapa irão participar do Campeonato Nacional, que acontece no próximo dia 7 de dezembro em Guará, no interior do Estado de São Paulo.

Por Bruno Barreto

Confira tudo o que aconteceu nos dois dias de evento clicando aqui

Veja a lista com os vencedores por categoria:

Marcial com lira
1º Commate
2º Águias

Marcial com lira juvenil
1º CVC

Sinfônica
1º Líbano
2º Comjace
3º Comeq

Juvenil
1º Ômega
2º CVC
3º Seice

Tambor sênior
1º FAA
2º Líbano
3º ABF

Pular para o conteúdo