02/12/2019 às 11h19min - Atualizada em 02/12/2019 às 11h19min

Superintendência Municipal de Cultura participa do Seminário Internacional de Cultura, em Niterói

Arquivo / PMI
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Superintendência Municipal de Cultura, participou na última semana do “Seminário Internacional – Cultura e Democracia”. O evento faz parte da programação da 5ª Conferência Municipal de Cultura de Niterói e aconteceu entre os dias 28, 29 e 30 de novembro.

De acordo com Thiago Ferreira, representante do Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, a participação da cultura do município no evento é importante, pois é possível visualizar a realidade de outros municípios em relação à gestão da cultura.

- E possível ver como os gestores de cultura tanto do Brasil como de fora, estão vivendo a cultura em seus países, quais os mecanismos que deram certo para o gerenciamento da cultura, quais não deram certo, alguns encaminhamentos e ações que realizaram e foram bem sucedidas nas cidades. Então para Itatiaia é de grande importância a participação nesse evento, pois a gente consegue ver a cultura como um todo, não só fechado na nossa região, mas a cultura de um modo internacional, na América Latina inteira – afirmou.

Durante os três dias de seminário, foram discutidos diversos assuntos envolvendo a cultura nacional e internacional, foi debatido o panorama das políticas culturais a partir da realidade de cada país, também foram realizadas rodas de conversa e reuniões envolvendo trocas de informações sobre como as cidades vem desenvolvendo os trabalhos culturais em seus municípios, além de mostrar ações e propostas que estão sendo desenvolvidas.

O evento agregou muito para a cultura do nosso município, pois foi o momento em que Itatiaia pode dialogar com os demais gestores de cultura de todo o estado do Rio de Janeiro, trocando informações sobre o desenvolvimento de seus trabalhos e o enfrentamento do reconhecimento da cultura no estado – concluiu Thiago.

Por Rafaella Basilio